É comum nos depararmos com uma série de histórias e crenças sobre Teresina (PI) que, ao longo do tempo, se tornaram quase indissociáveis da imagem da cidade.
Mas até que ponto essas narrativas refletem a realidade? Nesta matéria especial, vamos desvendar mitos sobre a capital piauiense, explorando a história e as curiosidades que moldaram Teresina ao longo dos séculos.
Teresina foi a primeira cidade planejada do Brasil?
Segundo o professor de história de Universidade Federal do Piauí, Ricardo Arraes, Teresina não foi planejada e sequer teria sido a primeira cidade do Brasil a ter tal feito. O esboço feito por João Isidoro França, a pedido de José Antônio Saraiva, não indicaria um planejamento, mas sim um rascunho.
“Se nós pegarmos os conceitos de um planejamento, o esboço não se configura como uma planta, pois ela não leva em consideração muitas coisas. Nós temos um rascunho. Aquele rabisco feito pelo mestre de obra Isidoro França não leva em consideração a geografia do terreno. Teresina, durante muito tempo, tinha riachos. O rascunho não leva em consideração, por exemplo, as depressões topográficas que existem”, explica.
Teresina é plana?
Um mito que ronda a cidade de Teresina é que a cidade seria plana como uma mesa de sinuca. Conforme estudos do professor Ricardo Arras, a capital do Piauí é tudo, menos plana.
“Faça o exercício: ande do Troca-Troca até a Igreja de São Benedito. Você estará todo o tempo em uma subida. Do mesmo jeito que, para atravessar o Centro e entrar nas lojas do Armazém Paraíba, na rua Paissandu, para sair você deverá subir vários lances de escadas”, conta o professor.
Teresina nasceu no Poti Velho?
Apesar da tradição de cortar o bolo em comemoração ao aniversário de Teresina na praça do Poti Velho, zona Norte da capital, os historiadores piauienses acreditam que a cidade não foi fundada no local.
O marco zero da cidade teria sido onde hoje é a Igreja Nossa Senhora do Amparo, cerca de 6km da originalmente chamada Vila do Poti.
“Saraiva saiu de Oeiras e chegou no Rio Poti e pensa: ‘vou fazer a capital aqui’, porque tinha como navegar e chegar em Caxias (MA), no Ceará e Parnaíba (PI). Só que onde ele chegou já tinha uma vila, a Vila do Poti. Ele falou: ‘aqui é muito perto do rio, tem que afastar devido às enchentes’. E criou a Vila Nova do Poti, onde ele traz de fato a cidade”, detalha Ricardo Arraes.
Origem do nome “Teresina”
Conhecida popularmente como “Chapada do Corisco”, Teresina ganhou a alcunha por ser construída sobre uma região com muita incidência de raios.
O segundo o mito popular, o nome da cidade é uma homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao imperador Dom Pedro II para que a capital fosse Teresina.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar