Especialistas alertam para os riscos de insolação durante as altas temperaturas no Piauí

Com a chegada do B-R-O Bró a preocupação aumenta, sobretudo entre crianças e idosos

Calor – Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O Piauí tem registrado temperaturas mais altas, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontaram que no dia 13 de agosto de 2024, o município de Oeiras, Sul do Piauí, foi a cidade mais quente do Brasil, registrou 41 °C. Com as proximidades dos meses mais quentes do ano, o B-R-O Bró, especialistas alertam para os riscos de insolação.

O fisiologista Antônio Carlos Cortez explicou como a insolação se manifesta no corpo humano:

“A insolação é um quadro muito grave, quando a temperatura do corpo excede 40° e o corpo perde a capacidade de regular sua temperatura por meio do suor. Imagine que está muito quente internamente e você automaticamente transpira para regular a temperatura, mas o suor não consegue fazer essa regulação, então automaticamente o corpo começa a entrar em colapso.”

Ainda de acordo com o profissional, o corpo começa a apresentar sintomas variados, como tontura, dor de cabeça, confusão mental, pulsação acelerada, dificuldade de respirar, desmaio, convulsão e até a morte.

Fisiologista Antônio Carlos explica como a insolação ocorre (Foto: TV Clube)

A maquiadora Ingrid Camilla teve um susto ao perceber manchas pelo corpo após uma exposição leve ao sol, segundo ela o dia não estava quente, mas foi o suficiente para gerar marcas, inclusive descascar a pele.

“Eu estava na beira da piscina, numa parte com sombra, mas que batia um pouco de sol, estava bem confortável. Eu não imaginei que aquilo fosse acontecer. Então eu fui pedir dicas aos meus seguidores e várias pessoas repente minhas redes sociais encheram de mensagens de seguidores relatando casos parecidos.”

Maquiadora ficou com marcas no corpo após exposição sol (Foto: TV Clube)

Em entrevista à TV Clube, o médico nefrologista, Mário Nicolau, explicou que a insolação pode ocorrer mesmo na sombra.

“A insolação ocorre pela exposição ao sol, mas também pode ocorrer pelo excesso de calor, mesmo na sombra a pessoa começa a perder água e sais, isso gera sintomas de desidratação mais grave. Então tem que ter muito cuidado até mesmo na sombra”

Médico nefrologista alerta para os maiores riscos de insolação entre crianças e idosos (Foto: TV Clube)

O médico deu dicas sobre o que pode ser feito em casos de insolação e alertou para os riscos em pessoas mais idosas.

“Ao perceber que a pessoa está começando a ter desorientação ou mal estar, ela deve ser levada o mais rápido possível para uma área mais ventilada e tirar o máximo possível de roupas delas, em seguida, colocar compressas frias na testa, axila e virilha. Caso a pessoa não melhore é necessário procurar o serviço médico. É importante lembrarmos de idosos e crianças, porque são uma parcela da população que não sentem tanta sede para combater a desidratação, então podem ser mais suscetíveis a desenvolver casos mais grave”

Dicas para evitar a insolação 

Algumas dicas são essenciais para minimizar os riscos de insolação e

  • Evitar horários mais quentes, dar preferência ao início ou final do dia;
  • Manter a hidratação;
  • Consumir frutas e uma alimentação mais leve para a prática de atividade física.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar