7 de julho de 2025

Saiba a importância do aterramento e da manutenção em instalações de energia

Redação

Publicado em 19/08/2024 17:24

Compartilhe:

Especialista dá dicas para evitar acidentes com eletricidade (Foto: Freepik)

Um das maiores dúvidas dos usuários de eletrodomésticos é como ocorre o aterramento. Esse é um mecanismo que evita riscos de choque elétrico, sobretudo nos produtos em que ocorre uma fuga de corrente de energia, por exemplo, uma geladeira descascada.

Todos os equipamentos mais robustos, que possuem uma carcaça metálica, devem possuir um fio específico para o aterramento. Em caso de algum tipo de curto-circuito em que a energia possa ir para as partes metálicas, o papel do aterramento é ser uma “fuga” para proteger o usuário do equipamento.

De acordo com Gerente de Relacionamento com o cliente da Equatorial Piauí, Mateus Melo, é necessário que o cliente tenha atenção com as tomadas, além de ter os três pinos externos, internamente ela também precisa ter um terceiro fio.

“O que está interno também precisa ser visto pelo cliente, então é necessário que tenha um terceiro fio que vai ser ligado ao pino central, justamente o aterramento. Por norma, esse fio deve ser na cor verde, até para facilitar a identificação. A ideia é que todas as tomadas tenham, para chegarem no quadro de distribuição da sua residência e lá tenha o encontro de todos esses fios e assim ocorre o aterramento, promovendo o máximo de segurança.”

Mateus Melo, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí (Foto: Pedro Pires/ Portal ClubeNews)

Ainda de acordo com o gerente, os adaptadores elétricos, também conhecidos como T, podem ocasionar acidentes, alguns passam a falsa impressão de aterramento por contarem com uma adaptação para três pinos.

“O que ocorre é uma separação de muitas cargas que vai para uma tomada só, isso aumenta muito os riscos de curto-circuito na unidade consumidora, principalmente os adaptadores que tem há uma adaptação para três pinos, mas ele só dispõe de dois pinos. Se eu não tenho o terceiro pino para o aterramento, esse aterramento não vai funcionar”

Em casos de necessidade de usar uma extensão, a recomendação é utilizar um filtro de linha, um produto mais robusto que tem os três pinos. Além disso, possui uma proteção que em caso de sobrecarga ele desarma o filtro de linha, mas não leva a riscos de curto-circuito para a residência.

O gerente orientou sobre a importância das revisões elétricas nas residências, devem ser feitas pelo menos a cada cinco anos. Para a realização dos serviços de manutenção é fundamental que o usuário contrate um eletricista, eletrotécnico ou engenheiro eletricista especializado.

Clientes precisam ter atenção nas instalações elétricas residenciais (Foto: Pedro Pires/ Portal ClubeNews)

 

 

Leia também: