
Suspeitos de integrar esquema de tráfico de drogas, lavagem de capitais e comércio ilegal de armas de fogo foram presos na manhã desta terça-feira (20), nos estados do Piauí, Maranhão e Amazonas. Duas pessoas foram presas, em flagrante por tráfico de drogas, e 11 pessoas foram suspeitas de participar do grupo criminoso.
A operação “Fragmentados” iniciou após a prisão de um investigado, identificado como Vagner da Silva, durante uma blitz em Teresina, por porte ilegal de arma de fogo, em março de 2024. Durante a investigação, foi averiguado que Vagner se apresentava com diversos nomes.
Múltiplas identidades
De acordo com o delegado do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/PI), Luciano Alcântara, o homem havia se apresentado como Gustavo, durante a abordagem, no entanto, após trocas de informações, foi identificado que ele utiliza mais nomes. O investigado já havia sido preso em Teresina pelos crimes de porte ilegal de armas.
Os diferentes nomes adotados pelo Vagner também eram utilizados dentro do grupo, para realizar as ações criminosas. O homem era responsável pela distribuição para outros traficantes da capital. Segundo o delegado, a droga era recebida de países como Bolívia e Colômbia e transportada de Manaus para Teresina por dois integrantes do estado do Amazonas.
“Eles camuflavam esse entorpecente em malas, eles cobriam com materiais que impediam a identificação do cheiro do entorpecente. Além disso, mandavam através de mulas, que são aqueles homens que fazem transporte da droga por meio de barco e também de ônibus, até chegar na capital”, explica.
Lavagem de dinheiro
Com o dinheiro do tráfico de drogas, o homem movimentava também o crime de lavagem de capitais, realizando excessivas compras de imóveis e veículos em Teresina. A investigação constatou a movimentação de quase R$ 800 mil, nos últimos dois anos, de contas do Vagner.
A operação deflagrada nesta terça inclui ao todo 29 mandados, sendo 15 de busca e apreensão e 14 de prisão. Além disso, 13 veículos foram apreendidos, e um dos alvos foi encontrado com um valor de quase R$ 18 mil em espécie.