Comerciantes denunciam a situação de abandono do antigo prédio da Casa da Cultura de Teresina

Situação da Praça Saraiva, em frente ao prédio abandonado, também é alvo de reclamações

Prédio fechou as portas em 2021 (Foto: Pedro Pires/ Portal ClubeNews)

Comerciantes e frequentadores do Centro da capital denunciaram ao Portal ClubeNews a condição de abandono que se encontra o antigo prédio da Casa da Cultura de Teresina. O local, que pertence à Arquidiocese de Teresina, fechou as portas em 2021.

Segundo um lojista, que preferiu não se identificar, o prédio já foi alvo da depredação de usuários de drogas que circulam pela região do Centro.

“Antes eu trabalhava na Rua Barroso, aqui próximo, mas acompanhei o fechamento do prédio e como ele foi abandonado. Depois disso vim trabalhar aqui ao lado e vejo que ninguém faz nada para dar um novo uso a esse espaço. Algumas semanas atrás, acabei discutindo com uma pessoa que estava jogando pedras nas janelas do prédio, ele tentava atingir os vidros, reclamei e depois ele passou aqui na porta da loja me ameaçando. Acredito que eles entrem nesse espaço e isso é um problema sério.” detalhou.

O comerciante ainda disse ter sido vítima de assalto em sua loja, cometido por pessoas que circulavam nas imediações do prédio.

“Há uns quatro meses eu fui assaltado, deixei bens pessoais em cima da mesa aqui do meu comércio e fui logo ao lado entregar os pedidos de uma cliente. Quando retornei eles tinham levado tudo, ainda cheguei a ver que foi um casal que estava circulando por aqui, mas infelizmente não consegui recuperar nada” lamenta

De acordo com uma lojista que trabalha há 30 anos na região, que preferiu não se identificar, após o abandono do prédio nenhuma intervenção foi realizada no local.

“O prédio fechou uns dois anos atrás, depois disso não teve mais nada. Os políticos sempre circulavam na Casa da Cultura, sempre tinha alguma solenidade, mas agora prédio está se deteriorando pela ação do tempo, até as janelas já estão abertas. Ouvi dizer que um vigia trabalha nesse prédio a noite, mas não sei se é verdade, nunca vi nada.”

Praça Saraiva também apresenta problemas 

Ela acrescenta que a Praça Saraiva, situada em frente ao prédio abandonado, também carece de manutenção e passou a ser ocupada por usuários de drogas e moradores de rua.

“O movimento aí dentro é intenso, já vi eles lavando roupa e até mesmo assando carne no meio da praça, uma situação que gera um desconforto em quem está nas redondezas. Quando eu fecho a loja, por volta das 17h, o fluxo de pessoas aqui já está muito fraco, fico com receio e vou embora, é uma situação muito complicada. Queria que essa praça recebesse atenção, já é difícil o abandono do prédio aqui ao lado, somando com essa situação da praça fica mjuito ruim”, pontuou.

Marcas de depredação são vistas pela fachada e janelas do prédio (Foto: Pedro Pires/ Portal ClubeNews)

O Portal ClubeNews entrou em contato com a Arquidiocese de Teresina, proprietária do prédio abandonado, mas não obteve um posicionamento até o fechamento desta matéria.

História da Casa da Cultura de Teresina 

A Casa da Cultura de Teresina, foi inaugurada em 1994, o prédio que abrigava o acervo foi construído entre 1870 e 1880. De acordo com historiadores, a casa serviu como quartel, enfermaria e residência. Entre 1906 e 1911, o Monsenhor Joaquim d’Almeida instalou um Seminário no prédio.

Em 1913, os herdeiros do Barão venderam o local para a Arquidiocese de Teresina, que deu continuidade ao Seminário. O casarão abrigou a residência episcopal, mas com a transferência do Seminário, nele passou a funcionar a sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no Piauí.  Em 1986 foi tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Piauí. O prédio foi usado pela prefeitura da capital como Casa da Cultura de 1994 até 2021.

Corrimão da escada do prédio foi destruído (Foto: Pedro Pires/ Portal ClubeNews)

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar