Entenda o que são "plumas de fumaça", fenômeno observado em Teresina

O processo é decorrente das queimadas na Região Amazônica e no Pantanal

Plumas de fumaça são vistas em Teresina (Foto: TV Clube)

Nos últimos dias os piauienses têm percebido o céu do com um aspecto mais acinzentado, esse processo é decorrente das queimadas na Região Amazônica e no Pantanal, a fumaça atravessa o país e tem contribuído para o aumento das temperaturas. Esse fenômeno é conhecido como plumas de fumaça e pode se estender por vários quilômetros.

O climatologista Werton Costa explicou que a formação das plumas vem do aquecimento natural e do aquecimento provocado pelas chamas dos incêndios.

“Esses poluentes são de dióxido de carbono, vem da queima da biomassa e floresta, seja Amazônia ou Cerrado. Então é uma partícula de cinza muito leve, ela sobre levada pelo ar quente. Essa pluma, uma coluna de ar com fumaça, ascende verticalmente e, depois, lateralmente, não fica estacionada, acaba sendo transportada para outras regiões.”

Nesta época do ano os corredores de vento amazônicos deveriam ser ocupados por nuvens de chuvas, mas com a estiagem esse ciclo foi interrompido, como disse a coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos e climatologista da Semarh, Sara Cardoso.

“A Amazônia enquanto extensão florestal induz o aumento de umidade, esse crescimento alimenta os rios que correm na atmosfera, as nuvens de chuva. Essas nuvens regulam a temperatura da América do Sul, mas em virtude da seca essa água não está evaporando.”

Segundo a climatologista, a tendência é que as temperaturas vão subam com a chegada dos meses mais críticos da estiagem, setembro e outubro. O aumento do calor, torna as condições mais propícias para o aumento dos focos de queimadas.

Plumas de fumaça observadas em Teresina (Foto: TV Clube)

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar