4 de julho de 2025

PF desarticula esquema de lavagem de dinheiro em editais da Lei Aldir Blanc no Piauí

Andressa Lopes

Publicado em 29/08/2024 12:25

Compartilhe:

PF e CGU combatem desvio de recursos públicos da Lei Aldir Blanc no Piauí/ Foto: PF

A Polícia Federal do Piauí cumpriu, nesta quinta-feira (29), seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina e Floriano, durante a operação Front Stage, visando combater crimes contra a Administração Pública e lavagem de dinheiro.

A ação constatou irregularidades associadas ao favorecimento de pessoas jurídicas em editais culturais realizados em 2020 pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, financiados pela Lei Aldir Blanc.

As investigações tiveram início após uma denúncia que levou à identificação de vínculos e transações financeiras suspeitas entre as empresas favorecidas e agentes públicos da Secretaria de Cultura. Um dos agentes apresentou um crescimento patrimonial incompatível com seus rendimentos após a execução dos editais culturais.

Operação Front Stage/ Foto: PF

Além disso, foi identificado que parte dos recursos foi transferida para pessoas físicas e jurídicas suspeitas de serem intermediárias ou empresas de fachada, com o objetivo de lavar o dinheiro. No total, as empresas investigadas receberam R$ 1,67 milhão em premiações custeadas pela Lei Aldir Blanc.

Os envolvidos na operação podem ser indiciados por associação criminosa, peculato e lavagem de capitais, crimes que, juntos, podem resultar em até 25 anos de reclusão. A operação mobilizou cerca de 25 policiais federais e dois auditores da Controladoria Geral da União (CGU/PI).

Leia também: