Com o aumento das temperaturas durante o B-R-O bró, a ingestão de frutas ricas em água é fundamental para as pessoas se manterem hidratadas. Algumas frutas chegam a atingir 90% de água em sua composição.
O nutricionista Bruno Alisson explica que as frutas são essências em relação à hidratação. Porém, as pessoas devem ficar atentas ao introduzir elas em uma dieta, devido ao consumo de açúcares e calorias.
“A melancia, por exemplo, é uma fruta que tem uma ótima quantidade de água e pouco calórica. Ela pode ser adequada no planejamento alimentar, principalmente nesse período do ano. Só temos que ter cuidado porque a fruta é fonte de carboidrato e calorias. Devemos priorizar as frutas, mas muita gente troca a fruta por suco e é de onde vem o perigo, porque você termina adicionando açúcar”, frisa o nutricionista.
O nutricionista alerta que a dieta deve ser ajustada conforme o planejamento alimentar de cada pessoa. Apesar do teor de água elevado e benefícios para a saúde cardiovascular, as frutas em excesso podem causar problemas de saúde.
“As pessoas confundem a questão da fruta ser um alimento saudável e pensam que podem consumir em grandes quantidades, mas deve ser ajustado para que pessoas que estão diante de problemas como sobrepeso e obesidade”, detalha.
A dona Luzinete é proprietária de uma barraca de frutas na Nova Ceasa, no bairro Tabuleta, em Teresina (PI), e contou que nessa época de B-R-O Bró a procura de frutas aumenta bastante.
“O melão tem muita água. É ótimo para esse tempo de calor. Agora nós estamos iniciando a safra do caju, que é muito bom nessa época. O melão está por R$ 4,99 o quilo. A melancia está de R$ 1,80 o quilo. O preço está maravilhoso, frutas de qualidade e uma ótima opção para o calorão”, disse.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar