Aprovação: professor dá dicas para estudantes que farão as provas do Enem 2024

Entre simulados e técnicas para aprendizagem, os estudantes podem ter rotinas de estudo que ajudem na aprovação.

Professor Clemilson Martins dá dicas para estudantes que farão o Enem 2024 (Foto: Mayrla Torres)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das portas de entrada mais importantes para o ensino superior no Brasil. Para garantir um bom desempenho nessa prova, é fundamental se dedicar aos estudos e adotar uma estratégia eficaz de preparação.

O professor e diretor de turmas de Ensino Médio e Pré-Vestibular do Colégio CEV, Clemilson Martins, explica que mesmo os alunos que deixaram para estudar na última hora podem conseguir estabelecer uma rotina de estudo e cronogramas eficientes para otimizar o tempo até o vestibular.

Simulados e edições anteriores

De acordo com o Clemilson Martins, fazer simulados e questões de edições anteriores é uma estratégia que ajuda ao estudante a se adaptar ao formato da prova, identificar seus pontos fortes e fracos e treinar a gestão do tempo.

“É fundamental que o aluno treine, se possível, todas as edições anteriores. Durante os dias da semana, por exemplo, na segunda-feira o estudante vai fazer o Enem de Linguagem e Códigos, do ano de 2019. Na terça-feira, ele vai fazer o de um ano de 2020. Já na quarta, fará de Matemática de 2019, e assim sucessivamente. Na sexta ele faz a redação porque é fundamental que ele treine com a banca da prova”, diz.

Os simulados ajudam o estudante a desenvolver uma estratégia para gerenciar o tempo durante a prova, distribuindo-o de forma equilibrada entre as áreas de conhecimento do Enem, que serão distribuídas em 45 questões de Linguagem e Códigos, Ciências Humanas e Redação no dia 3 de novembro, e 45 questões de Ciências da Natureza e Matemática para o dia 10 de novembro.

Treinamento e gestão de tempo

Ao realizar simulados, o estudante se acostuma com o formato, o tempo disponível para cada questão e a pressão do ambiente de prova. Para isso, o professor orienta que o estudante treine a mesma quantidade de questões do exame para o tempo que ele tem ou deseje executar.

“Você não pode fazer em um dia cinco questões em Linguagens, e depois somente três. Dessa forma, o aluno não está treinando. Precisa treinar contra o tempo. Então, o estudante pode separar um dia, em seu quarto, e realizar todas as 45 questões em cinco horas”, alerta o professor.

O Clemilson também apresenta que o estudante pode ser seguir uma média de dois minutos e meio por questão para o primeiro dia de prova e destinar uma hora e meia para a Redação, Já no segundo dia, três minutos por questão.

Estudo prévio antes das aulas e revisões

Outra estratégia utilizada para aprimorar o conhecimento e desenvolvimento dos conteúdos abordados no exame é o estudo prévio. Essa estratégia aborda o uso de ferramentas como textos, resumos ou videoaulas, disponibilizadas nas plataformas digitais, antes da aula. Dessa maneira, o estudante adentra no ambiente da sala de aula com uma bagagem de conteúdos para serem discutidas.

“Antes de dormir, a última coisa do dia, o estudante pode ver aulas no YouTube, olhar anotações de anos anteriores, ler algum livro ou dar uma lida no conteúdo. Dessa forma, ele já vai para a aula sabendo. Não todo o conteúdo, mas como uma base”, explica.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar