
O candidato à Prefeitura de Teresina pelo Unidade Popular (UP), Santiago Belizário, foi o quinto a participar da rodada de sabatinas da Rádio ClubeNews FM. A entrevista foi realizada nesta terça-feira (10), no Jornal do Meio Dia, apresentado por Felipe Pereira e Jonas Carvalho.
Na sabatina, o candidato destacou propostas de campanha que incluem a criação de uma empresa municipal de transporte coletivo e acabar com analfabetismo na capital (confira o vídeo da entrevista completa no final da matéria).
Centro de Teresina
Uma das propostas de Santiago para o Centro da capital é a desapropriação de imóveis dessa região e destinar esses espaços para a moradia popular, segundo o candidato esse processo vai ser feito com a aplicação da lei:
“Pretendemos aplicar a lei, aquilo que já prevê o Estatuto da Cidade, tentar notificações com os possíveis donos e as dívidas dos imóveis. Vamos dar destino a esses imóveis que hoje infelizmente não cumprem nenhuma função social e fazem esse cenário de esvaziamento do centro de Teresina, profundamente cruel. É muito mais barato partir de uma realidade de imóveis que já estão construídos, do que construir unidades habitacionais. Vamos destinar esses imóveis para moradia popular.”
Transporte público
Para o transporte coletivo da capital, a proposta é a criação de uma empresa municipal de ônibus coletivo em Teresina.
“Nossa proposta é criar uma empresa municipal que tenha a gestão desse setor dos transportes na cidade. Os trabalhadores que vão operar esse sistema serão concursados e de responsabilidade da folha do município.” destacou.
Geração de emprego e renda
Para a arrecadação da capital, além do emprego e renda, o candidato propõe a criação de frentes emergenciais de trabalho:
“Nossa principal proposta referente a essa questão de conseguir garantir qualidade para o nosso povo, são as frentes emergenciais de trabalho. Queremos acabar com o analfabetismo na capital, vamos fazer frentes de alfabetização e frentes de unidades habitacionais. Vamos pensar também na economia solidária, a partir de pequenas obras nos bairros que também podem acontecer por meio dessas frentes”, explicou.
Mobilidade urbana
No âmbito da mobilidade urbana, sobretudo no centro de Teresina, o candidato propõe a circulação de pedestres, ciclistas, motociclistas e transporte coletivo, proibindo os veículos:
“Essa é uma proposta vinculada a nossa ideia sobre o transporte coletivo de Teresina. Estamos analisando como implementar isso durante a emana. Mas o trânsito de veículos no centro dificulta a circulação de pessoas, se torna inviável. Então as pesquisas de mobilidade urbana que fazem essa análise, apresentam planos de contingência para que o pedestre circule com maior qualidade.”
CONFIRA A SABATINA DA CLUBENEWS FM