
A psicóloga Daulas Costa recomenda tranquilidade nesta reta final para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Daulas conta que no CEV, escola onde trabalho, também reforça a avaliação da trajetória dos estudos dos alunos. Veja as dicas que a especialista elencou em entrevista à Radio Clube News nesta quinta-feira (12).
DICA 1
É preciso desmistificar a ideia de que a escolha de uma profissão é definitiva. As pessoas podem querer um curso de graduação hoje e depois de alguns anos mudar de ideia.
A psicóloga comenta que a escolha de uma carreira profissional precisa de amadurecimento, autoconhecimento e habilitantes.
“Muitas pessoas estão abandonando as profissões se aventurando em outras profissões. É uma escolha para o agora, daqui a cinco, 10 anos, não quer dizer que precisa ser para o resto da vida”.
DICA 2
Entenda o que é a ansiedade para saber lidar com ela, que é uma emoção necessária para o desenrolar das atividades diárias. “Ela nos prepara uma viagem, um encontro. Ela é uma emoção que nos prepara. Agora, a partir do momento que ela nos impede das coisas do dia a dia, como perder uma prova, a ansiedade começa a ser patológica”.
Quando a ansiedade patológica começa a aparecer no ambiente escolar, a psicóloga afirma que um dos primeiros passos é conversar com o aluno e a família dele. Nesses casos, é fundamental o acompanhamento psicológico. “Nós orientamos, damos encaminhamentos, para que o aluno consiga desenvolver o seu potencial”.
DICA 3
Saiba lidar com a própria expectativa e com a do outro. Nesse momento, reforce o autocuidado, diz a psicóloga. “Eu preciso me conhecer para saber quais os meus pontos fortes e as minhas fragilidades”.
“A partir do momento que conheço os meus pontos fortes, preciso focar neles. Quando conheço as minhas fragilidades, é onde posso aprimorar. Isso ajuda a diminuir a minha ansiedade. Eu vejo que sou bom nisso, sou bom naquilo; tenho algumas dificuldades que posso sanar”.
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA