
A candidata à Prefeitura de Teresina pelo Partido da Causa Operária (PCO), Lourdes Melo, foi a oitava a participar da rodada de sabatinas da Rádio ClubeNews FM. A entrevista foi realizada nesta sexta-feira (13), no Jornal do Meio Dia, apresentado por Felipe Pereira e Jonas Carvalho.
Durante a sabatina, a candidata destacou propostas de campanha que incluem frotas de ônibus com ar condicionado e redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais (confira o vídeo da entrevista completa no final da matéria).
Transporte público
No setor do transporte público, a candidata defende o passe livre para estudantes e trabalhadores, além de novos ônibus com ar condicionado na capital.
“Atualmente o transporte público coletivo deveria ter um bom desenvolvimento, mas não tem. Veja na rua, o calor que faz dentro de um desses veículos. Além disso, as pessoas que estão desempregadas e não tem condição de pagar, são obrigados a andar a pé. Então defendemos passe livre para os trabalhadores e estudantes, além da municipalização do transporte, que sejam dirigidas pelos trabalhadores.”
Geração de emprego
Lourdes Melo defende a redução da jornada de trabalho, também defende a construção de novas creches para auxiliar as mães que trabalham e, assim, diminuir o tempo de espera por vagas na educação infantil.
“Hoje o desemprego é muito grande na nossa sociedade. Defendemos é a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais, para abrir mais espaço para que todos tenham emprego. Um ponto importante é a ampliação das creches para que as mulheres tenham um local para deixar seus filhos quando forem trabalhar”, explicou.
Meio ambiente
A candidata defende que para uma sociedade mais sustentável, é importante a criação de estratégias que possam amenizar o clima com um melhor aproveitamento dos rios.
“Amenizar o clima é algo muito falado, hoje o clima na região dos nossos rios, não é beneficiado com as margens e a vegetação. Hoje não tem uma forma das pessoas trabalharem com plantio e colheita”, ressaltou.
Estatização
Uma das propostas da candidata é a estatização dos serviços de água, esgoto e energia elétrica, esse processo deve ocorrer com o auxílio dos conselhos populares.
“É importante quebrar todas as privatizações e administrações pelos conselhos populares, formados por pessoas de um bairro ou categoria, que vão se reunir e definir como lago vai funcionar. Temos que fazer a luta e promover a mudança”, destacou.
CONFIRA A SABATINA DA CLUBENEWS FM