
O Governo do Piauí instalou uma Sala de Situação para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais para reunir diversos órgãos que monitoram e combatem fogo na vegetação. O espaço fica localizado na Av. Raul Lopes, 1604, zona leste de Teresina. As equipes vão monitorar em tempo real a situação do estado.
A climatologista Sara Cardoso, coordenadora-geral da Sala de Situação, explica que será uma atividade integrada entre os órgãos com encontros semanais. Os integrantes vão elaborar relatórios sobre as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados.
Segundo o Governo Estadual, as principais atribuições da Sala de Situação são: monitorar continuamente as áreas de risco e a evolução das condições meteorológicas durante o período de seca e estiagem; coordenar a execução das ações de prevenção e combate a incêndios florestais; agilizar os processos de aquisição de equipamentos e EPIs necessários para o combate aos incêndios, garantindo que os recursos sejam disponibilizados com rapidez e eficiência.
“Essa sala já funciona virtualmente e conseguimos resultados positivos. A gente consegue dialogar mais rápida e responder mais rápido ao município que está com incêndio florestal. Nós já conseguimos deixar o Piauí abaixo da média de incêndios florestais em agosto e, até o momento, agora em setembro”, disse Sara Cardoso.
Conforme o Governo do Piauí, a Sala de Situação está no espaço de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (Sampece) da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/PI).
A equipe reúne representantes da Semarh, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMEPI), da Secretaria da Defesa Civil e, quando necessário, do suporte técnico da Secretaria do Planejamento (Seplan).
DENUNCIE
O Corpo de Bombeiro informa que, em casos de urgência e emergência, as pessoas liguem para o número 193. Para denunciar queimadas criminosas, entre em contato pelo número: (86) 9 9421-6693.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!