Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou que 96,56% dos candidatos no Piauí, que disputam as eleições municipais de 2024, entregaram as prestações de contas parciais. O prazo para a entrega da movimentação parcial de recursos se encerrou no dia 13 de setembro.
A prestação de contas é um dever de todos os candidatos e partidos. A prestação de contas daqueles que concorrem aos cargos de vice-prefeito e suplentes será em conjunto com as contas do candidato titular.
Todos os diretórios partidários estaduais e municipais também devem apresentar sua prestação de contas. A medida visa a transparência e a legitimidade da atuação partidária no processo eleitoral.
No Piauí, eram esperadas 9.899 prestações de contas de partidos e dos candidatos. Mas, somente 8.936 entregaram as contas dentro do prazo, o que corresponde a 90,27%, ficando em débito junto à justiça eleitoral 291 prestações parciais.
Veja os dados:
– Candidatos: 8.175 entregaram a prestação de contas, o que corresponde a 96,56%
– Diretórios estaduais e municipais de partidos: 761 entregaram (53,11%)
– Candidatos a prefeito: 484 entregaram (97,58%)
– Candidatos a vereador: 7.691 entregaram (96,5%)
– Partidos e todos os candidatos: 8.936 entregaram (90,27%)
A chefe do Núcleo de Assistência de Apoio à Prestação de Contas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Maria do Amparo Araújo, destacou que o balanço é positivo diante da quantidade de prestações parciais apresentadas.
“Isso significa que a maioria absoluta dos candidatos, candidatas e partidos que participam do pleito estão atentos às disposições da norma que disciplina a prestação de contas. Cerca de 53% dos partidos apresentaram as prestações parciais, mas acreditamos que, mesmo após o prazo, os partidos enviarão suas prestações de contas parciais“, disse Amparo Araújo.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar