Entenda sequência de assassinatos na zona Norte de Teresina; suspeitos são presos

A região da Santa Maria registrou quatro homicídios em menos de 24 horas

Violência na região da Santa Maria da Codipi (Foto: TV Clube)

Atualizada às 13h50

Carlienne Carpaso e Mayrla Torres
carliene@tvclube.com.br

Pelo menos quatro pessoas são suspeitas de envolvimento nos quatro assassinatos e outras tentativas de homicídios na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, em menos de 24 horas. A motivação das mortes seria briga entre facções e disputas familiares.

A Secretaria Estadual de Segurança (SSP-PI) acredita que o estopim da sequência de assassinatos seria a morte da esposa de Israel de Assis Damasceno dos Santos, que estava grávida.  Ele integra uma facção criminosa na região.

Conforme a SSP-PI, os suspeitos de participação nos assassinatos foram identificados como José Igor Rodrigues Ferreira e Maciel Oliveira da Costa, que foram presos. Também foi apreendido o adolescente J.V.D. dos S. (Veja mais detalhes ao final da matéria). O adolescente é irmão de Israel.

Na quinta-feira (3), a jovem grávida, dois adolescentes e um homem foram mortos a tiros. A Polícia Civil investiga a relação entre os crimes, incluindo o assassinato de um vigilante, que aconteceu na quarta-feira (2), em uma escola no bairro Monte Verde. Na manhã desta sexta-feira (4), um adolescente também foi encontrado morto. 

 

DHPP (Foto: TV Clube)

QUEM SÃO AS VÍTIMAS – DIVULGADAS PELA SECRETARIA DE SEGURANÇA DO PIAUÍ (SSP-PI)

– Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, 19 anos, assassinada na tarde de quinta-feira (3): grávida de quatro semanas e companheira de Israel. A Polícia Civil informou que o alvo dos atiradores era Israel. A vítima foi atingida no abdômen e no pescoço.

– Gilvan Silva Rodrigues Gomes: integrante do Bonde dos 40, preso em operação do Draco no dia 27/08/2024. Alvejado durante ataque na noite de ontem (3) e foi encaminhado ao hospital com vida. Usa tornozeleira eletrônica.

– Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, 16 anos, assassinada na noite de quinta-feira (3): filha do Pimenta, integrante do Bonde dos 40 e assassinado em 2018. Ela foi morta em um supermercado, para onde fugiu ao desviar dos disparos de arma de fogo, iniciados em via pública. Sobrinha de Gilvan.

– Durante o assassinato de Jennifer, uma criança de 11 anos – não identificada – foi atingida pelos disparos e encaminhada ao hospital.. Não há detalhes sobre ela.

– Eliton Emanuel Patrício dos Santos, 13 anos, encontrado morto na manhã desta sexta-feira (4). Ele é filho de Gilvan, que foi preso no dia 27/08/2024. Durante operação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Eliton disse em frente aos policiais que assumiria a “boca” do pai.

– Francisco da Chagas Silva dos Santos, 42 anos, assassinado na noite de quinta-feira (3): não tinha envolvimento com facções, mas denunciou o Israel por roubo, resultando na prisão do mesmo. O sogro dele também foi atingido no braço.

QUEM SÃO OS SUSPEITOS DE AUTORIZAR E EXECUTOR OS ASSASSINATOS, SEGUNDO A SSP-PI: 

– Israel de Assis Damascena dos Santos: integrante do PCC, preso por roubo no dia 30/09/2024 e solto no dia 02/10/2024. Segundo a Secretaria de Segurança do Piauí, ele que comandou a série de assassinatos na noite de ontem (3) na região da grande Santa Maria. Ele usava tornozeleira eletrônica e rompeu o equipamento após a companheira grávida ser morta. Israel está foragido.

– J.V. D. dos S.: apreendido hoje, irmão do Israel.  Ele seria um dos executores dos crimes.

– Maciel de Oliveira Costa: preso nesta sexta-feira (4) e apontado como um dos executores dos crimes.

– José Igor Rodrigues Ferreira: preso nesta sexta-feira (4), suspeito de executar Francisco das Chagas. Já foi preso pelo Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), juntamente com Israel, no dia 30/09/24.

SEQUÊNCIA DE CRIMES 

Na quarta-feira (2), um vigilante foi morto em uma escola municipal da rede pública em Teresina (PI). Francisco Wellington Silva do Vale, 23 anos, foi assassinato a tiros, no local onde trabalhava. Outro vigilante ficou ferido.

A primeira morte na quinta-feira (3) foi da jovem Bárbara Teresa, de 19 anos. Ela estava grávida e foi assassinada a tiros perto da casa onde morava, no bairro Santa Maria da Codipi. O bebê também morreu.

Após a morte de Bárbara, Jenifer Lourrane Gomes de Sousa, 16 anos, foi perseguida e morta a tiros em um supermercado na mesma região, no bairro Monte Verde.

Conforme a SSP-PI: “Um minuto após a morte de Bárbara, Israel rompeu a tornozeleira eletrônica e na companhia de seu irmão, J. V. D.R.S., de 17 anos, e um comparsa, identificado como Maciel de Oliveira, saíram em busca de Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, uma adolescente de 16 anos, filha de um integrante de uma organização criminosa (Bonde dos 40), conhecido como ‘Pimenta’, que foi assassinado no ano de 2018”.

Violência na região da Santa Maria da Codipi (Foto: TV Clube)

“Na sequência os criminosos, se dirigiram a uma barbearia onde quatro pessoas foram baleadas, entre elas: Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, o mesmo foi alvo de uma operação do DRACO, no dia 27 de agosto deste ano”, disse a investigação.

Gilvan estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica. “Durante a ação criminosa, uma menina de 11 anos também foi atingida de raspão e um  jovem, identificado como Marcos Paulo, foi atingido com dois disparos. Ele fugiu em direção a uma praça, onde posteriormente foi socorrido”, explicou a SSP-PI.

Outras duas pessoas foram baleadas no Parque Brasil 2. Uma delas, identificada apenas como Francisco das Chagas, morreu. Ele era pedreiro. Ainda não há detalhes do segundo ferido. Ele teria denunciado Israel e não teria envolvimento com o mundo do crime.

Um adolescente foi encontrado morto em um terreno ao lado de uma barbearia, na região do Leonel Brizola, zona Norte de Teresina. Eliton Emanuel Patricio dos Santos Alves recebeu um tiro na região do tórax. Ele era filho de Gilvan.

Conforme a Polícia Militar do Piauí, o adolescente, que teria 13 anos, foi assassinato na noite de quinta-feira (3), mas o corpo só foi localizado na manhã desta sexta-feira (4).

“O filho de Gilvan foi encontrado morto em um terreno ao lado da barbearia. Vale ressaltar que, no momento que seu pai foi preso (em operação policial anterior), o adolescente declarou aos policiais que assumiria as atividades ilícitas (tráfico de drogas)”.

Chico Lucas, secretário estadual de segurança (Foto: TV Clube)

FACÇÕES CRIMINOSAS 

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, afirmou que todos os suspeitos dos assassinatos têm passagens pela polícia e são ligados a facções criminosas. O gestor foi a alguns locais dos homicídios ainda na noite de quinta-feira (4).

“Os alvos, para os quais já pedimos mandados de busca e apreensão, são velhos conhecidos da polícia. Já foram presos, continuam soltos, e esperamos prendê-los novamente por conta dessa guerra, muito provavelmente entre duas organizações criminosas: PCC e Bonde dos 40″, afirmou o secretário.

Chico Lucas criticou o Poder Judiciário ao falar que as polícias prendem os criminosos, mas logo eles estão soltos. Ele relatou que alguns dos suspeitos envolvidos foram presos há menos de um mês e já estavam soltos.

“É complicada essa situação, porque todas as polícias especializadas da PM (Polícia Militar) fazem seu trabalho, mas não conseguimos manter essas pessoas encarceradas”, declarou.

Material apreendido com suspeitos de sequência de assassinatos na zona Norte

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar