
Andressa Lopes
andressalopes@tvclube.com.br
Considerado o santo padroeiro dos animais, São Francisco de Assis é celebrado nesta sexta-feira (04). No santuário, localizado no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina, centenas de devotos compareceram à bênção dos animais, levando seus pets. Entre os presentes estavam Fernanda Maria e Edvaldo Veras, um casal que alcançou uma graça por meio da fé e devoção ao santo.
O casal é tutor dos pets Thomas Shelby e Polly, de 4 e 2 anos. Thomas, cujo nome foi inspirado no personagem da série Peaky Blinders, enfrentou um momento difícil em 2023: a descoberta de um câncer.
“Começou com um carocinho vermelho que não sarava. Levamos à veterinária, fizemos um exame, e descobrimos que ele estava com câncer. A veterinária disse que ele teria apenas seis meses de vida”, relata Fernanda.
Inconformada com o diagnóstico, mas com a fé inabalável, Fernanda contou que, desde a descoberta, no dia 27 de julho de 2023, sempre acreditou na cura. Em meio à dor, fez uma promessa a São Francisco de Assis, entregando nas mãos do santo a vida de seu cachorro.
“Eu falei para a doutora: ‘Meu cachorro, eu entrego nas mãos de Deus e São Francisco. Tenho certeza de que ele não vai durar só seis meses, ele vai viver mais seis anos. Pode até morrer de velhice ou outra coisa, mas não dessa doença'”, relembra emocionada.
Imediatamente, Thomas iniciou o tratamento oncológico e, com o passar dos meses, veio a surpresa: ele estava reagindo bem ao tratamento, contrariando as expectativas dos veterinários. Cinco meses após o diagnóstico de câncer, em dezembro, Thomas estava curado.
A história com São Francisco, no entanto, vem de antes do diagnóstico. O destino quis que Polly, sua outra pet, nascesse justamente no dia 04 de outubro. Agraciada em dose dupla, todo mês de outubro, Fernanda tem o costume de vestir marrom, cor que simboliza o santo, um gesto de gratidão pela bênção recebida.
“Enquanto ele estiver vivo, todo mês de outubro vou usar marrom, em agradecimento a tudo que São Francisco fez por mim e pelo meu cachorro. Hoje, Thomas é afilhado de São Francisco”, afirma Fernanda, emocionada.
Desde o ano passado, o casal leva os pets à missa da bênção dos animais, que é realizada todos os anos no dia 04 de outubro, no Santuário São Francisco de Assis.