Especialista dá orientações sobre cuidados com a saúde bucal

Em entrevista à Clube News Fm profissional comentou como deve ser conduzida a odontologia humanizada e aplicação de procedimentos como clareamento

Cirurgião-dentista Marcelo Ribeiro (Foto: Pedro Pires)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 16 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente. Os dados reforçam a informação, da Organização Mundial de Saúde (OMS), que a cárie é a segunda doença mais comum do mundo, perde apenas para o resfriado.

Em entrevista à Clube News FM, o cirurgião-dentista Marcelo Ribeiro comentou a importância das visitas regulares ao consultório odontológico e como é conduzida a odontologia humanizada.

Para o cirurgião, é importante ouvir tudo que o paciente tem a dizer para conseguir realizar um atendimento que possa acolher.

“O grande diferencial de um profissional que se forma hoje em dia é ter um atendimento humanizado. É importante saber ouvir o paciente, levar em consideração todas as queixas para conseguir entregar o resultado que ele espera. Às vezes as pessoas nem sabem o que de fato incomoda no sorriso, chegam com receio, vergonha, mas querem ter qualidade de vida, é isso que a gente trabalha”, explicou.

Orientação profissional é que visitas ao dentista sejam a cada seis meses (Foto: Freepik)

Sobre os cuidados com os dentes, conforme o especialista, a longo prazo, o consumo de alguns produtos como o café e o vinho podem influenciar no aspecto dos dentes.

“O café e o vinho podem influenciar na coloração, inclusive em dentes naturais, não é necessário que a pessoa tenha resina para que haja essa influência. No entanto, isso acontece a longo prazo, antes acreditava-se que não podia consumir açaí, café e vinho durante o tratamento do clareamento dental. Hoje já temos artigos que mostram que não existe essa influência no resultado final”, explicou.

Conforme Marcelo, a cada seis meses é recomendada a visita ao dentista: “Às vezes as pessoas não sabem nem o que incomoda de fato no sorriso. Muitas vezes chegam com medo, angústia, vergonha, mas querem ter qualidade de vida e socializar com outras pessoas. Por isso é tão importante essa consulta”.

Além dos cuidados com a saúde bucal, a manutenção dos cuidados com os dentes eleva a autoestima dos pacientes que são atendidos: “O sorriso é uma ferramenta que te permite ter mais oportunidades. Já atendi uma paciente que disse que conseguiu um emprego após buscar esse atendimento”, finalizou.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar