Dr. Pessoa tem apenas 2,20 % e não consegue reeleição em Teresina

Silvio Mendes (União Brasil) foi eleito como prefeito da capital piauiense

 

Dr. Pessoa (Foto: Jonas Carvalho)

O atual prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), conquistou apenas 2,20% dos votos, (10.052 votos) e não conseguiu a reeleição, neste domingo (6), após apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Silvio Mendes (União Brasil) foi eleito prefeito da capital piauiense 52,28% e Fábio Novo (PT) ficou com 43,14%.

Enfraquecimento

Ao longo dos quatro anos de mandato, o prefeito Dr. Pessoa perdeu 60,87% da base de apoio na Câmara Municipal de Teresina. O grupo, que chegou a contar com 23 vereadores em 2021 após as eleições, foi reduzido a apenas nove parlamentares dos 29 que compõem a Casa.

O desgaste na relação política entre o prefeito e seus apoiadores foi uma das principais causas para a debandada de vereadores rumo à oposição. Além disso, a redução na base do prefeito também se deu por conta do avanço de Fábio Novo (PT) e Silvio Mendes (União Brasil) em busca de novos aliados.

Biografia

José Pessoa Leal tem 78 anos de idade e é natural de Água Branca (PI). Formou-se em Medicina pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos, com especialização em Cirurgia Geral, Saúde Pública, Administração Hospitalar e Medicina do Trabalho.

Em Teresina, Dr. Pessoa exercer o cargo de diretor do Hospital do bairro Satélite e do Serviço de Urgência e Emergência do Hospital Getúlio Vargas, além de ser professor adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Entrou para a política em 2000, sendo eleito vereador de Teresina. Depois, foi reeleito para mais três mandatos seguidos na Câmara Municipal da capital em 2004, 2008 e 2012.

Em 2014, foi eleito deputado estadual com 34.664 votos. Já em 2020, foi eleito prefeito de Teresina pelo MDB, com 142.769 votos.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar