Cabo Jairo é detido por posse de celular roubado em Teresina

A prisão aconteceu nesta quarta-feira (9)

Cabo Jairo (Foto: Instagram)

Atualizada às 12h43

O cabo Jairo, da Polícia Militar do Piauí, foi detido em Teresina (PI) durante a Operação Jogo Sujo II, deflagrada pela Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI), na manhã desta quarta-feira (9).

Contra o PM foi cumprido, inicialmente, um mandado de busca e apreensão, mas Jairo foi detido em flagrante após a polícia encontrar um celular roubado em sua posse. Além disso, com ele foram apreendidos dois carros, sendo um dos veículos pertencente à PM-PI.

Por volta das 11h25, a Polícia Civil confirmou que o cabo Mota assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado.  

“Ele (cabo Jairo), em virtude de ter sido apenas um dispositivo informático, foi feito um TCO. Ele continuará respondendo pela lavagem de dinheiro, responderá pelo jogo de azar; não obstante, ter respondido por um TCO. Teve os bens apreendidos. Tudo será analisado”, explicou o delegado Filipe Bonavides, que participa das investigações.

Nas redes sociais, o cabo Jairo tem 122 mil seguidores no Instagram, plataforma que diariamente relata o dia a dia como policial.

A operação faz parte de uma investigação para combater a disseminação de jogos de azar ilegais pela internet. Ao todo, a Polícia Civil do Piauí cumpriu 30 ordens judiciais, sendo 8 prisões temporárias e 22 mandados de busca e apreensão.

Além do Cabo Jairo, o sargento Mota também foi alvo de busca e apreensão na Operação Jogo Sujo II. Ele não chegou a ser detido. 

Na mesma operação, os influenciadores digitais Pedro Lopes (Lokinho), Brenda Ferreira, Milena Pâmela, Letícia Ellen e Diogo Macedo foram presos.

OPERAÇÃO JOGO SUJO

A Operação Jogo Sujo II investiga o envolvimento de pessoas que usam a influência nas redes sociais para divulgar jogos de azar ilegais.  Nesta quarta-feira (9), cinco influenciadores foram presos pela Polícia Civil do Piauí.

Eles são investigados pelos crimes de estelionato, jogos de azar, lavagem de dinheiro, indução do consumidor ao erro e associação criminosa.

As investigações dessa operação iniciaram há 6 meses, em decorrência da Operação Jogo Sujo I, deflagrada em janeiro de 2024.

“Essa prática, apesar de popular, destrói famílias, separa casais; coloca pessoas diante da morte com suicídio. Pessoas venderam coisas, venderam objetos, para continuar com esse jogo ilegal. Por mais que pareça uma coisa pequena, uma prática popular. Ela é maléfica para a sociedade”, disse o delegado Humberto Mácula, coordenador da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí.

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) tem oito mandados de prisão temporária e 22 de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Timon (MA) e Caxias (MA). Durante a ação, os policiais apreenderam armas de fogo, joias e carros de luxo. Dois oito alvos, até às 12h25, apenas cinco foram presos. Outros três são considerados foragidos.

Nota à Imprensa

A Polícia Militar do Piauí informa que, na manhã desta quarta-feira (09), durante a Operação Jogo Sujo II, conduzida pela Polícia Civil do Piauí com apoio da Polícia Militar, cinco influenciadores digitais foram presos e mandados de busca e apreensão foram realizados nos domicílios de dois policiais militares da PMPI.

Todo o processo com relação aos policiais militares alvos da ação, estão sendo acompanhados pela Corregedoria da Polícia Militar do Piauí, que segue adotando as devidas providências garantindo a transparência e legalidade das ações conjuntas.

A PMPI reafirma seu compromisso com a ética, transparência, cumprimento as leis, com justiça e a defesa da sociedade piauiense.

Teresina, 09 de Outubro de 2024

LEIA MAIS

Influenciadores são presos em operação contra jogo de azar e lavagem de dinheiro


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar