Carregador turbo ou não original? Equatorial alerta sobre riscos e dá dicas de segurança

A executiva de segurança da Equatorial Piauí, Suzane Caires, explica perigos para crianças e adultos

Aparelho celular conectado ao carregador (Foto: Carlienne Carpaso)

Com o aumento da utilização de aparelhos eletrônicos por crianças e adultos, como celulares, tablets e computadores, os riscos associados ao uso indevido desses dispositivos também crescem.

Segundo a executiva de segurança da Equatorial Piauí, Suzane Caires, esse comportamento pode comprometer a segurança física das famílias.

“Infelizmente, tanto crianças quanto adultos utilizam muitos aparelhos eletrônicos. Quando a bateria acaba, ao invés de deixarem o equipamento carregando em uma superfície adequada, as pessoas continuam usando o dispositivo enquanto ele carrega. Esse é o grande risco”, alerta Caires.

O problema se agrava quando são utilizados carregadores não originais ou quando o dispositivo é colocado para carregar em superfícies inflamáveis, como camas e sofás.

O carregador original é homologado pela Anatel e possui todos os recursos de proteção necessários para o aparelho. Já os carregadores genéricos, apesar de mais baratos, oferecem menor durabilidade e aumentam os riscos de danos ao equipamento e à segurança”, destaca

Suzane Caires – Executiva de Segurança da Equatorial Piauí. (Foto: Mayrla Torres)

Suzane também aponta que, embora os carregadores turbo sejam cada vez mais comuns, eles devem ser usados apenas com aparelhos que suportam esse tipo de carregamento.

“Se você usa um carregador turbo em um celular que não foi projetado para isso, o risco de dano aumenta significativamente”, finaliza Caires

Veja algumas recomendações básicas de segurança:

  • Tente sempre utilizar o carregador original do aparelho.
  • Nunca carregar dispositivos em superfícies inflamáveis, como camas e sofás.
  • Evitar o uso de aparelhos enquanto estão carregando.
  • Verificar se o celular ou tablet suporta o uso de carregadores turbo antes de utilizá-los.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar