
O Dia dos Professores, comemorado nesta terça-feira (15), marca os 197 anos da regulamentação do ensino no Brasil. A data também reconhece o papel fundamental desses profissionais na Educação e formação de outras profissões.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, professores compartilharam os desafios da profissão em 2024, destacando os motivos que os levaram a escolher carreira no magistério.
João Miguel Costa, professor de Biologia, contou que leciona há nove anos e escolheu a profissão por inspiração da mãe, a professora Ana Célia Dutra, além de outros educadores que marcaram sua trajetória e despertaram o interesse pela biologia.
Além da admiração pela docência, João Miguel mencionou que sempre teve facilidade em áreas relacionadas às Ciências da Natureza, como biologia, química, física, sendo fator decisivo na hora de prestar o vestibular e definir sua carreira.
“Eu me motivei a ser professor acreditando que seria um excelente profissional e que conseguiria minha independência financeira mais rapidamente, apesar de ser uma profissão pouco valorizada”, afirmou.
Assim como a maioria dos educadores no Brasil, João enfrenta desafios diários e busca constantemente se aperfeiçoar para atender às demandas dos alunos.
“Sinto-me muito motivado quando, além de receber o reconhecimento e consideração da grande maioria, consigo colaborar com as aprovações em processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, completou.
Mais que transmitir informações, formar novos profissionais
Em entrevista ao ClubeNews, o professor João Gomes, que leciona Matemática, comenta que ensinar é muito mais que apenas transmitir informações sobre a matéria, “é um ato de contribuir com o crescimento pessoal e profissional de cada aluno”.
“A minha vida mudou através da Educação. Então, o que o conhecimento fez na minha vida, eu sei que pode fazer na vida do outro. Para mim ser professor é, acima de tudo, participar de forma muito ativa do desenvolvimento das pessoas. O conhecimento matemático que ensino pode impactar a vida das pessoas”, comenta.
Ao relembrar a própria história, João Gomes comenta que passou por dificuldades financeiras, morava na periferia e conquistou novos caminhos por meio dos estudos.
“A Educação consegue fazer você chegar aonde qualquer outra pessoa pode chegar. Ela é muito democrática porque o conhecimento é democrático. Todo mundo consegue ter o conhecimento. Então, o que me motivou (a ser professor) foi isso. Ser professor é alguém que vai possibilitar ao outro chegar aonde qualquer outra pessoa pode chegar”.