Esquema de fraudes em vestibulares de medicina é desarticulado no Piauí, Pará, São Paulo e Tocantins

No Piauí, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Parnaíba (PI).

Esquema de fraudes em vestibulares de medicina é desarticulado no PI, PA, SP e TO (Foto: Polícia Federal)

Um esquema criminoso de fraudes em vestibulares com atuação no Piauí, Pará, São Paulo e Tocantins foi desarticulado pela Polícia Federal (PF), na manhã desta quarta-feira. No Piauí, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Parnaíba (PI).

Segundo a Polícia Federal, o grupo era responsável por fraudar provas para ingresso em cursos de medicina de faculdades particulares. O custo para resolução das questões era de R$ 2 mil por candidato.

De acordo com a investigação e análises dos materiais apreendidos, foram identificados 63 investigados e provas fraudadas nos quatro estados. A operação Passe Livre é uma continuidade de uma operação é responsável por desvendar fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2022 e 2023.

Os criminosos agiam em vestibulares online de várias faculdades de medicina. Segundo a Polícia Federal, eles permitiam que, em alguns casos, que terceiros tivessem acesso às questões das provas.

Em outras fraudes, um dos investigados realizava as provas no lugar dos beneficiários da fraude. Foram identificadas situações em que o grupo chegou a fraudar provas para nove candidatos simultaneamente, utilizando-se de vários associados para resolver as questões da prova.

Até esta quarta-feira (16), 30 pessoas foram identificadas como agentes que realizavam as provas no lugar de terceiros ou forneciam as repostas.

Caso a participação do esquema de fraudes seja confirmada, eles poderão responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, além de outros que possam ser identificados ao longo da investigação.

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Malu Barreto.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Polícia Federal


∴ Compartilhar