
O conselheiro Kennedy Barros foi reeleito presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), na manhã desta quinta-feira (17), para o exercício do biênio 2025/2026. Candidato único na disputa, Kennedy Barros foi eleito por unanimidade e conduzirá o TCE-PI pela terceira vez.
Em entrevista à imprensa, Kennedy Barros afirmou que o foco da gestão será dar continuidade ao acompanhamento das políticas públicas, ações de fiscalização e da formação de gestores.
“Evitar o desperdício é a missão dos órgãos de controle, pois isso evita que os recursos oriundos dos impostos cobrados aos cidadãos tomem destino diverso daquele que não seja atender as suas necessidades”, disse.

A função do TCE-PI é fiscalizar e controlar os gastos da administração pública, analisando a execução de contratos e orientando o mandato de gestores. Nos últimos meses de 2024, segundo Kennedy Barros, o objetivo será a análise das transições municipais.
“Agora mesmo, o TCE está promovendo o acompanhamento da transição municipal e realizará quatro seminários em Teresina, Bom Jesus, Parnaíba e Picos, atendendo todos os municípios das regiões citadas, para orientar os gestores que estão saindo a não cometerem erros que podem gerar consequências graves”, reforçou o presidente reeleito.
Composição da mesa diretora:
Presidente: Kennedy Barros;
Vice-presidente: Kleber Eulálio;
Corregedoria: Lilian Martins;
Ouvidor: Abelardo Vilanova;
Controladoria Interna: Flora Izabel;
1ª Câmara: Rejane Dias;
2ª Câmara: Waltânia Alvarenga;
Auxiliar da presidência: Jaylson Campelo;
Auxiliar da Controladoria: Alisson Araújo;
Auxiliar da Ouvidoria: Delano Câmara;
Auxiliar da Corregedoria: Jackson Veras.
Biografia
Kennedy Barros foi empossado conselheiro do TCE Piauí em 2 de agosto de 2002. Foi corregedor no biênio 2003/2004 e, em seguida, em 2009 a 2010, exerceu o cargo de vice-presidente, chegando à Presidência, pela primeira vez, no biênio 2011/2012.
Foi controlador em 2013 e 2014 e ouvidor em 2015 e 2016. Foi eleito presidente da Segunda Câmara em 2019 e 2020 e corregedor-geral em 2021 e 2022. É o atual presidente desde janeiro de 2023 e, agora, foi reeleito para o biênio 2025/2026.
É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Direito do Estado. É mestre em Ciência Política, pela Universidade Federal do Piauí.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
