Dia do Médico reforça a intersecção com a sociedade e amor à profissão

A data é celebrada nesta sexta-feira (18)

João Cantinho (Foto: arquivo pessoal)

Por: João Cantinho, médico e coordenador do Instituto de Educação Médica

Quando o primeiro ser humano cuidou e consolou outro ser humano, ele praticava medicina. Ela representa inúmeras tentativas de garantir às pessoas condições favoráveis para manter, recuperar ou ter conforto quando, infelizmente, a higidez não pode ser mais recuperada. Reforçar que estas práticas funcionam como um imprescindível mecanismo de sociabilidade e busca por bem-estar é papel do médico.

Certamente, as técnicas e estratégias dentro da área da Medicina avançaram significativamente com o passar dos anos. Saímos de períodos com diagnósticos feitos com um estetoscópio rudimentar para intervenções microscópicas guiadas por robótica. Atualmente, temos recursos, estudos e projeções que norteiam para uma equidade e igualdade de acesso a esse direito de todos.

Estar na área da Medicina, na prática e docência, me faz reforçar todos os dias os compromissos assumidos diante da população, que necessita de atendimentos especializados e humanizados em todas as dimensões. O Dia do Médico, celebrado anualmente em 18 de outubro, é um convite para também salientarmos nossa intersecção com a sociedade, uma vez que precisamos estar atentos às demandas que surgem e às nossas responsabilidades enquanto profissionais que cuidam de vidas e que, por sua vez, se articulam para boas condições de trabalho e serviços oferecidos.

Hoje, devemos fazer uma reflexão de como será construída as gerações futuras de médicos e como vamos nos portar com mais avanços na prática médica sem nunca esquecermos que lidamos com uma ciência de meios calcada na relação entre pessoas.

Com os avanços, inovações tecnológicas e digitais, principalmente na área da saúde, sem dúvida já percorremos caminhos importantes para transformar nossa sociedade. Mas ainda há muito a seguir e, por isso, datas como esta (re)acionam nossa vocação enquanto profissionais e, na mesma medida, nos alertam para ficarmos vigilantes frente àquilo que a população necessita e os desafios que ainda são enfrentados na nossa área.

Enquanto professor, cotidianamente estímulo em meus alunos o senso permanente de responsabilidade e o desejo de ajudar com respeito integral. Enquanto médico, mesmo com minhas falhas humanas, devo fazer o exercício diário de transformar momentos de dor em esperança.

Para o dia de hoje, uma data de singelo reconhecimento, que nossos esforços conjuntos possam estar em sintonia para aprendermos cada vez mais e ajudar aqueles que necessitam na mesma proporção. Para todos que doam tempo, atenção, responsabilidade e amor a essa profissão tão importante, deixo registrado os meus parabéns e meu reconhecimento.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar