Laisa Mendes e Renan Nunes/TV Clube
laisamendes@tvclube.com.br
Valorizada pela capacidade de refletir uma diversidade de cores, a Opala é uma das pedras mais valorizadas. Ela pode ser encontrada apenas no Piauí e em algumas regiões da Austrália e da Etiópia.
O processo de extração da Opala ocorre no município de Pedro II (PI) e envolve cerca 300 garimpeiros trabalhando em 20 minas espalhadas pelo município. Segundo o garimpeiro Cícero Ferreira dos Santos, o processo de extração inclui o uso de máquinas.
“Para trabalharmos, agora temos que colocar uma máquina grande com esteira para poder desbocar [aprofundar] o barreiro. A profundidade varia entre 15 a 25 metros”, explicou o garimpeiro.
Conforme os garimpeiros da região, a procura pela pedra iniciou a mais de 80 anos, quando um agricultor que caminhava pelas terras de Pedro II, encontrou uma pedra brilhante. Ele mostrou para uma pessoa que conhecia pedras preciosas, onde confirmou o valor do achado.
A informação chegou ao conhecimento de um grupo de australianos, que viajaram até o Piauí. Eles instauraram a prática da extração no local. Em 1980, os australianos deixaram a região e os piauienses assumiram as atividades de extração da Opala.
“Os garimpeiros começaram a trabalhar no garimpo, onde encontraram algumas coisas. [Eles] começaram a gostar e até hoje a nós acreditamos muito na sorte, porque o garimpo é sorte, igual loteria”, relata o garimpeiro Cícero Santos.
O minério extraído abastece as oficinas de Pedro II, onde é lapidado. Durante este processo, a peça adquire maior valor de venda para ser, posteriormente, transformadas em joias pelos artesãos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar