Escola do Mar no Piauí vai ter simulador de controle de navio

A unidade de ensino foi inaugurada em Luís Correia, litoral do Piauí, neste sábado (19).

Escola do Mar do Piauí (Foto: Gabriel Paulino/Governo do Piauí)

A Escola do Mar no Piauí foi inaugurada no sábado (19), na cidade de Luís Correia, no litoral piauiense. A solenidade aconteceu no dia em que o Piauí comemora 202 anos de assinatura da adesão à independência brasileira

A unidade vai contar com avançado simulador de navegação, que é inspirado em um modelo de Singapura, no sudeste da Ásia, e serve para treinar pessoas e avaliar as condições do Porto de Luís Correia para o ancoramento de navios.

“Nós tivemos, neste ano, no primeiro trimestre, visitando um simulador em Singapura, que tem o segundo maior porto do mundo. Então, seis meses depois, trouxemos o simulador para treinar o transporte aquaviário. Não existe nenhuma escola de ensino médio com um simulador deste nível para capacitar nossa juventude”, disse o governador Rafael Fonteles.

Escola do Mar do Piauí (Foto: Gabriel Paulino/Governo do Piauí)

Rafael Fonteles acrescenta que o Governo do Estado deve fazer um convênio com a Marinha do Brasil. “Vamos deixar à disposição de todos que trabalham com navegação. Aqui, vamos ter jovens qualificados para aproveitar as oportunidades que vão surgir”, pontua.

Diretora da Escola do Mar, Lenna Mariela comenta que todos os cursos serão voltados para a área portuária. “Atualmente, temos 378 alunos no curso técnico em pesca, portos, segurança do trabalho e logística”, cita.

Escola do Mar do Piauí (Foto: Gabriel Paulino/Governo do Piauí)

Sobre a simulação marítima

Com tecnologia de ponta, o simulador de navegação possui um “ecrã” em escala semelhante a de um navio com diversos modos de visualização.

O equipamento possui precisão matemática para definir rotas, visualização de ondas, controle do leme com tempo de resposta de uma embarcação real, ré e demais funções necessárias para o treinamento e avaliação da navegação.

Escola do Mar do Piauí (Foto: Gabriel Paulino/Governo do Piauí)

A sala propõe uma imersão com som e imagens que simulam, de fato, a sala de controle de um navio com todas as informações batimétricas, que é a profundidade do oceano e as condições de trafegabilidade para cada embarcação.

O equipamento mostra, por exemplo, o processo de dragagem do Porto Piauí, que já possui 7 metros de profundidade no canal, com expectativa de chegar a até 14 metros, possibilitando o atraque de navios de até 100 mil toneladas. Com a dragagem e o aumento da profundidade do canal, será possível ampliar a pauta de exportação.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Governo do Piauí


∴ Compartilhar