A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolve rotina de estudos, com cronogramas e simulações. A psicóloga e diretora do Colégio Cev, Samantha Pessoa, em entrevista à Clube News FM, pontua cuidados para os estudantes não sofram com desgastes excessivos no momento de realizar as provas.
Samantha Pessoa explica que os pais e responsáveis são muito importantes nesta reta final. Para isso, eles devem se manter atentos para que a rotina de estudos seja conciliada com a rotina familiar.
“Em casa, é preciso estabelecer uma rotina mais firme, mais rígida no sentido de previsibilidade para esse aluno. Muitas vezes ele está com o seu plano de estudo preparado, mas tem o compromisso da família. A família ela precisa também estar envolvida porque quanto mais firme o terreno para esse aluno pisar, melhor”, explicou a psicóloga.
Segundo a psicóloga, ao perceber que o filho está em meio a uma rotina muito intensa, os pais podem tentar intervir para não haver o desgaste. Nesses momentos, o estudante deve procurar se afastar do ambiente de estudo e realizar atividades que aliviem o estresse e a ansiedade.
“A minha orientação é sair um pouco daquele ambiente onde você está. Então, muda o ambiente, até para o teu cérebro entender que aquela atividade do estudo encerrou ali por um momento e você vai iniciar outra. Atividades que movimentam o corpo vão ajudar também a oxigenar o teu cérebro”, afirmou.
Atividades de alta intensidade e que fujam do cotidiano do estudante podem prejudicar os seus resultados. Conforme a psicóloga, é recomendável realizar atividades que se encaixam dentro da sua rotina com o foco no cuidado com a saúde mental até a prova.
Outro ponto de atenção citado pela psicóloga para a preparação é o cuidado com o sono. Dormir com qualidade e conciliar com a realidade dos dias 3 e 10 de novembro, quando a prova do Enem será realizada, faz toda a diferença.
“A grande parte dos vestibulares é pela manhã, então é melhor que você organize o seu tempo pela tarde e noite. Se você consegue esticar mais um pouquinho, vai. Mas o sono vai servir para se regular fisicamente, armazenar o que teve no dia. Se não vai fazer sentindo, você vai absorver, mas ao longo prazo não conseguirá reter aquelas informações”.
Confira a entrevista na íntegra:
*Estagiária sob a supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar