Um fenômeno raro foi registrado por moradores de Picos, no Sul do Piauí, neste sábado (26): um “arco-íris de fogo”. Esse efeito ocorre quando a luz solar reflete em um ângulo preciso (58 graus acima do horizonte), criando um efeito de prisma com um espectro de cores.
O climatologista Werton Costa explicou que esse fenômeno é formado pela refração dos raios solares nos cristais de gelo das nuvens cirros, conhecidas como “nuvens iridescentes”. “Esse efeito apresenta uma irisação, que é a manifestação das cores, semelhantes às do arco-íris. Por isso, também é conhecido como arco-íris de fogo, devido à sua capacidade brilhante de exibir as cores com muito mais vigor”, disse Costa.
As nuvens cirros se formam na alta troposfera, a cerca de 10 mil metros de altitude, em temperaturas abaixo de 0 °C. Elas são compostas por microscópicos cristais de gelo que, devido à ação dos ventos de grande altitude, adquirem a aparência de finos novelos brancos.
“A luz é sucessivamente refletida no interior da nuvem e fracionada, fazendo com que toda a nuvem seja iluminada. No caso específico do Piauí, as pessoas acharam a nuvem iridescente muito curiosa e bonita, pois apresentava uma estrutura linear, assemelhando-se a uma trilha de condensação, como o jato de um foguete em voo”, afirma o professor.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar