Ministério da Agricultura suspende 12 marcas de azeite por suspeita de fraude

Análises detectaram a presença de outros óleos vegetais que não foram identificados na composição dos azeites.

Azeite (Foto:
Ministério da Agricultura e Pecuária)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou uma nova lista com 12 marcas de azeite oliva desclassificadas por fraude. A lista foi divulgada nesta segunda-feira (21). Confira as marcas citadas pela publicação ao final da reportagem.

Com base nos testes físico-químicos, os produtos foram desclassificados por não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012, sendo considerados impróprios para consumo.

As análises detectaram a presença de outros óleos vegetais que não foram identificados na composição dos azeites, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos. Devido à falta de clareza sobre a procedência desses óleos, os produtos foram considerados como risco à saúde dos consumidores.

Além disso, algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que reforça a suspeita de fraude. A comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.

Veja a lista com marcas e lotes:

(Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar