Piauí registra aumento de 52 para 86,1 dos casos de mortes por câncer

Conforme os dados, a taxa de mortalidade por câncer cresceu em 15 estados, entre eles o Piauí.

Combate ao câncer (Foto: reprodução)

*Laisa Mendes e Renan Nunes/TV Clube
laisamendes@tvclube.com.br

O Piauí registrou um aumento significativo nos casos de morte por câncer. Segundo os dados divulgados pela revista “The Lancet American”, dos 5.570 municípios brasileiros, 727 registraram aumento, que equivale a 13% de crescimento de mortes pela doença.

Conforme os dados, a taxa de mortalidade por câncer cresceu em 15 estados, entre eles o Piauí. O número de mortes para cada 100 mil adultos passou de 52 para 86,1 dos casos.

O médico oncologista Cláudio Rocha destaca que a obesidade, sedentarismo e o consumo de ultra processados estão entre os fatores de riscos existentes no país.

“O que justifica isso é principalmente os fatores de risco. No Brasil, existem 60% de pessoas obesas no Brasil. A obesidade, junto com o sedentarismo e o consumo de alimentos processados, ultra processados, faz com que a gente aumente a incidência de câncer”, informou Cláudio Rocha.

Segundo o especialista, outro fator que colabora para o aumento de casos de morte no estado está a dificuldade ao acesso a tratamento intensivos para a doença. O médico aponta que apenas 10% da população piauiense tem acesso a tratamentos intensivos ofertados pela rede privada de saúde.

“Alguns tratamentos inovadores, como a imunoterapia, ainda não foram instituídos pelo sus. Uma doença chamada melanoma, que é um câncer de pele muito agressivo, ele não tem um tratamento eficaz disponível no SUS, e aí essas pessoas ficam desassistidas”.

*Estagiária sob a supervisão da jornalista Malu Barreto.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar