*Laisa Mendes e Francisco Lima/TV Clube
Laisamendes@tvclube.com.br
Pais e funcionários denunciam que alunos da rede municipal de ensino de Teresina estão sendo liberados das atividades por falta de proteína na merenda escola. Segundo as denúncias, a alimentação oferecida é insuficiente para todos os estudantes.
Na Escola Municipal Prof. João Porfírio de Lima Cordão, localizada no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina, cerca de 900 alunos estão sendo prejudicados pela falta da merenda escolar.
Conforme a direção da escola, itens como arroz, feijão, macarrão e outros alimentos são repassados regulamente. No entanto, a proteína, principal ingrediente na dieta dos alunos, é insuficiente. São cerca de 50kg de proteína entregue, que atende somente a um turno das atividades. Para reduzir os danos, a escola optou por liberar os estudantes antes do horário.
“Decidimos por, diminuir os danos na aprendizagem dos alunos, a atender pelo menos no horário exigido, que é de 70% da carga horário, ou seja, ficamos com eles apenas três horas. A gente pede respostas, precisamos que isso seja solucionado”, relatou a diretora da Escola Municipal Prof. João Porfírio de Lima Cordão, Rayane.
Uma professora, que preferiu não se identificar, afirmou na escola, e em outras duas que também trabalha, a diretoria está retirando de recursos financeiros próprios para custear a alimentação dos alunos.
“Algumas diretoras estão, às vezes, até tirando dinheiro do bolso para comprar. Eu vou dar m exemplo de uma manteiga para servir com o que tem na escola, que é o cuscuz. Outras [diretorias] não. Outras [dizem] vamos despachar os alunos porque não tem nada na escola”, informou a professora.
A Secretária de Municipal de Educação (SEMEC) foi procurada pela TV Clube e, até a publicação desta reportagem, não respondeu sobre a previsão para a regularização da merenda escola da rede de ensino.
*Estagiária sob a supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar