Exames de sangue estão suspensos nas UBS's de Teresina por falta de material

Nesta sexta-feira (1), pacientes que foram até a UBS Reginaldo Castro, foram dispensados, pois informaram que não haviam insumos para coleta

Fundação Municipal de Saúde (FMS) – Foto: Carlienne Carpaso/Portal ClubeNews

*Laisa Mendes, Aniele Brandão e Simplício Mendes/TV Clube
Laisamendes@tvclube.com.br

Com a crise na saúde, exames básicos estão suspensos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Teresina devido à falta de materiais no Laboratório Raul Bacelar.

Na manhã desta sexta-feira (01), a TV Clube recebeu uma denúncia de que pacientes foram liberados após serem informados de que não seria possível realizar exames de sangue na UBS Reginaldo Castro, localizada no bairro Itararé, zona Sudeste de Teresina.

Funcionários da UBS informaram que receberam orientações do Laboratório Raul Bacelar, responsável por processar os exames da rede municipal de saúde, devido à falta de insumos e materiais essenciais para a coleta.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rodrigo Maxweel, a suspensão dos exames coloca em risco o atendimento na saúde pública, comprometendo a prevenção e o diagnóstico de doenças.

“É muito preocupante porque são exames essenciais para saúde. É a porta de entrada na saúde para a prevenção de saúde e também vai afetar diretamente pessoas com morbidade. Quando você diagnostica essas doenças logo no início é mais fácil você fazer o controle dessa doença. Se isso não for feito, vai ter vidas em risco”, informou o presidente Rodrigo Maxweel.

O vice-presidente do Sindicado dos Médicos do Piauí (Simepi), Samuel Rêgo, alerta que a situação pode causar mortes de pacientes com doenças crônicas até o fim do ano.

“Esses exames são, de fato, necessários. Não são coisas excepcionais, mas faz parte do atendimento ordinário do médico e isso pode trazer prejuízo a uma população muito grande, inclusive pessoas que podem até morrer porque não estão fazendo aqueles exames e investigar uma causa de alguma situação grave que possa acontecer”, alertou o vice-presidente.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, por meio de nota, que o presidente da FMS, médico Ítalo Costa, “determinou que as UBS voltem a realizar imediatamente a coleta de exames em toda a rede de assistência com o material que existe em estoque”.

“Novos insumos serão enviados, via aérea, pela empresa licitada e sediada em São Paulo, garantindo também a manutenção dos estoques até a chegada final em Teresina, conforme reunião com o presidente da FMS”, diz a nota.

Os exames informados pelos denunciantes à TV Clube que ficaram com atendimento suspensos foram:

* TGO
* HBA1C
* TGP
* Potássio
* Amilase
* CK (Creatinoquinase)
* Cálcio
* Proteína Total
* Fosfatase Alcalina
* Albumina
* Creatinina
* Gama GT
* Magnésio
* Triglicerídeos
* Lipidograma
* Bilirrubina
* Proteínas Totais e Frações
* Cálcio Iônico
* Toxoplasmose IgM
* Toxoplasmose IgG
* T3 Livre
* T4 Livre
* TSH
* Progesterona
* Beta HCG
* Citomegalovirus IgG
* Citomegalovirus IgM
* Ferritina
* Estradiol
* Vdrl
* HIV
* HBC Total
* Anti HBS
* HbsAg
* Testosterona

 

*Estagiária sob a supervisão de jornalista Malu Barreto.

Leia Mais
UBSs em Teresina suspendem coleta de exames por falta de insumos

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar