Carlienne Carpaso e Pedro Pires
carliene@tvclube.com.br
Antes de irem ao local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Teresina (PI), um grupo de amigos foram até uma igreja para abençoar as canetas que iriam responder às questões. O primeiro dia de prova acontece neste domingo (3) em todo o Brasil.
Emília Maria, Renata Gabriela, Carlos Daniel e Geovana Araújo comentaram que estudaram no decorrer do ano e toda ajuda divina é bem-vinda. Afinal, segundo eles, mesmo com a preparação diária, é normal sentir ansiedade e nervosismo no momento da prova.
Os amigos comentam que estão “amparados pela fé” com o foco na aprovação. “Estamos confiantes, até nossas canetas estão abençoadas. Fomos à igreja pedir essa benção”, diz Emilia com os amigos ao lado na Universidade Estadual do Piauí, onde vão fazer a prova.
A candidata Emília Maria pensa em tentar os pontos para passar no curso de Fisioterapia ou Medicina. “Seja o que Deus quiser”, brinca. Em 2023, ela fez o Enem como treineira, ou seja, apenas como teste. Agora, em 2024, a meta é conquistar uma vaga e ingressar no Ensino Superior.
Ela comenta que a preparação foi boa e contou com aulas extras e um curso de redação promovido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). ‘Isso me ajudou muito, eu sei que vou conseguir tirar uma nota boa”.
Emilia foi ao local de prova acompanha das amigas Geovana Araújo e Renata Gabriela, que também vão fazer a prova. Diferente da amiga, Geovana quer uma vaga no curso de Direito.
“A preparação foi tranquila, dentro do possível, com muita pressão porque a pessoa estuda com ansiedade. No fundo, a gente sabe que vamos dar o nosso melhor porque nós nos preparamos para isso”, diz Geovana.
A Renata Gabriela vai fazer a prova como treineira, mas já pensa em prestar Enem no próximo ano para o curso de Economia. Apesar de ser um “teste”, ela comenta que está ansiosa.
“É o primeiro Enem que estou fazendo. Mesmo como treineira, bate o nervosismo. Estou indo ver como é a prova, ter essa experiência e próximo ano estar mais preparada”.
Para fechar o quarteto de amigos, o Carlos Daniel também vai fazer a prova hoje. Ele busca entrar no curso de Psicologia. Carlos também faz pela primeira vez uma prova de Enem. “Estou muito nervoso”.
LEIA MAIS
Mãe incentivou filha a “esquecer o celular” e focar nos estudos para o Enem
Enem: “espero notas positivas”, diz candidato que busca sonho de ser médico
ENEM
Mais de 107 mil estudantes farão, neste domingo (3), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí. No primeiro dia de aplicação do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação.
Cronograma
- Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro de 2024
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024
- Previsão de divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025
O que é permitido levar
- Documento de identificação com foto (físico ou digital);
- Caneta fabricada em material transparente de tinta preta;
- É permitido levar alimentos e água em garrafa de material transparente;
- O candidato pode levar celular, que deverá ser desligado ao entrar na sala de provas;
O que não é permitido levar
- Óculos escuros, relógios e bonés ou similares;
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais impressos e e anotações;
- Quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Armas brancas e de fogo;
- Outros materiais estranhos à realização da prova.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar