Grupo fraudou CNPJ e faturamento de empresas para empréstimos na Caixa Econômica

A operação ocorreu após a denúncia de um empresário de Teresina

Operação da Polícia Federal (Foto: PF-PI)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (6), a Operação Smart Fake para desarticular um grupo suspeito de fraudar empréstimos destinados a empresas junto à Caixa Econômica Federal.

A operação acontece nas cidades de Teresina e Pedro II, no Piauí, e em Timon, no Maranhão. São cumpridos 16 mandados judiciais: quatro de prisão temporária e 12 de busca e apreensão, além do bloqueio de bens dos investigados.

A operação ocorre após a denúncia de um empresário de Teresina que identificou uma tentativa de fraude em nome de sua empresa, envolvendo a falsificação de faturamento para obtenção de crédito e sem a intenção de quitação.

Segundo as investigações, o grupo teria realizado pelo menos 179 contratos suspeitos, envolvendo 115  Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) diferentes.

Parte desses empréstimos já estavam inadimplentes, com algumas empresas acumulando dívidas que ultrapassam R$ 800 mil por CNPJ.

O prejuízo estimado causado à Caixa Econômica Federal supera os R$ 20 milhões. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e a totalidade dos recursos desviados.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de estelionato qualificado, organização criminosa, falsificação de documentos, além de outros que sejam identificados no decorrer da investigação.

Operação da Polícia Federal (Foto: PF-PI)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar