
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (6), a Operação Smart Fake para desarticular um grupo suspeito de fraudar empréstimos destinados a empresas junto à Caixa Econômica Federal.
A operação acontece nas cidades de Teresina e Pedro II, no Piauí, e em Timon, no Maranhão. São cumpridos 16 mandados judiciais: quatro de prisão temporária e 12 de busca e apreensão, além do bloqueio de bens dos investigados.
A operação ocorre após a denúncia de um empresário de Teresina que identificou uma tentativa de fraude em nome de sua empresa, envolvendo a falsificação de faturamento para obtenção de crédito e sem a intenção de quitação.
Segundo as investigações, o grupo teria realizado pelo menos 179 contratos suspeitos, envolvendo 115 Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJs) diferentes.
Parte desses empréstimos já estavam inadimplentes, com algumas empresas acumulando dívidas que ultrapassam R$ 800 mil por CNPJ.
O prejuízo estimado causado à Caixa Econômica Federal supera os R$ 20 milhões. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e a totalidade dos recursos desviados.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de estelionato qualificado, organização criminosa, falsificação de documentos, além de outros que sejam identificados no decorrer da investigação.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar