5 de julho de 2025

Bancada do Piauí define Saúde como prioridade para o Orçamento da União

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 08/11/2024 11:11

Compartilhe:

Reunião entre os membros da bancada do Piauí no Congresso (Foto: divulgação/ Governo do Piauí)

A bancada do Piauí no Congresso Nacional definiu as áreas da Saúde e Infraestrutura como prioritárias para o Orçamento Geral da União (OGU). Na quinta-feira (7), os deputados federais e senadores do estado se reuniram com o governador Rafael Fonteles (PT-PI), em Brasília, para debater o envio de emendas ao estado.

O debate foi iniciado após a Câmara dos Deputados aprovar a proposta que regulamenta regras de transparência, execução e impedimentos técnicos de emendas parlamentares ao Orçamento.

Segundo o relator do texto, deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA), a matéria estabelece uma estrutura clara e organizada para disciplinar as emendas parlamentares, com diretrizes específicas para emendas de bancada, individuais e de comissão.

A proposta também fixa a quantidade em 8 emendas para todas as bancadas estaduais. Será possível destinar recursos para outras unidades da Federação se forem projetos de amplitude nacional.

O líder da bancada piauiense no Congresso, deputado federal Florentino Neto (PT), afirmou que a intenção dos parlamentares é garantir o custeio de investimento na área da Saúde na capital e no estado.

“A prioridade do governador é a mesma prioridade apontada pelo prefeito Silvio Mendes: recursos para a Saúde. Há uma tendência para que a bancada se una também para ajudar o Governo do Estado, alocando recursos para o custeio do setor e investimentos”, disse.

Presente no debate, o governador Rafael Fonteles afirmou que o encontro alinhou as pautas do Governo do Piauí em relação às temáticas do Congresso.

“A ideia foi discutir esse novo regramento para as emendas e entender melhor como será o processo no próximo orçamento, apresentando nossas prioridades, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura”, afirmou o governador.

Leia também: