No quadro Raízes e Resistência, da ClubeNews FM, a psicóloga Keila Costa discutiu os efeitos profundos do racismo na saúde mental, especialmente entre crianças negras. A especialista compartilhou experiências durante atendimentos a crianças no Sistema Único de Saúde (SUS) e como o preconceito marca a vida deles desde os primeiros anos.
“Racismo é uma ferida aberta na nossa sociedade, e ele atravessa nossas vidas em todas as idades. A criança negra, desde muito cedo, é exposta a palavras e atitudes que, muitas vezes, são disfarçadas de ‘brincadeiras’ ou apelidos, mas que têm um efeito psicológico muito pesado”, afirma Keila.
Durante a entrevista, Keila abordou a experiência do racismo de forma ampla, incluindo o contexto de discriminação em ambientes como a escola, onde crianças negras são rotineiramente expostas a preconceitos.
“Essas crianças crescem com uma autoimagem machucada e desconectada de sua própria origem, e isso tem consequências duradouras. O racismo é perverso. Ele nos atinge em momentos de vulnerabilidade e muitas vezes nos deixa sem resposta”, detalha a psicologa.
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar