
A última superlua cheia do ano poderá ser vista nesta sexta-feira (15). O satélite estará próximo ao seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O momento exato da lua cheia varia conforme o fuso horário, mas, no horário de Brasília, ela brilhará mais intensamente às 18h28.
Nesta sexta-feira, o satélite estará a cerca de 361.867 quilômetros (km) de distância da Terra. Em média, a Lua encontra-se a aproximadamente 384.400 km do nosso planeta.
A lua cheia ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados em lados opostos da Terra, iluminando 100% da face visível da Lua. Os observadores poderão notar uma Lua mais brilhante que o normal. O fenômeno será visível em todo o Piauí, desde que o tempo esteja favorável, sem chuva e sem nuvens.
Segundo a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional e da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência, a superlua pode ocorrer durante a fase cheia ou nova, quando a Lua está próxima ao perigeu (ponto em que está mais perto da Terra). Esse fenômeno pode acontecer de uma a seis vezes por ano.
No entanto, a distância entre a Terra e a Lua pode variar, já que a órbita lunar é elíptica, e não circular. Assim, ao longo de sua órbita, a Lua ora se aproxima, ora se afasta da Terra. Quando está no ponto mais próximo da Terra, chamamos de perigeu, e, no ponto mais distante, chamamos de apogeu.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!