O XII Cultura Negra 2024 será realizado, neste domingo (17), com programação organizada pelos líderes das religiões de matriz africana do Piauí, que inclui inauguração do Monumento Deusas das Águas, com esculturas de Iemanjá e Oxum instaladas às margens do rio Poti, no Polo Cerâmico do Bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina.
O evento terá início às 15h, com concentração no Parque Ambiental Encontro dos Rios. Às 15h30 ocorre o Padê de Exu em frente ao monumento Cabeça de Cuia e pedidos de abertura de caminhos e proteção. Às 16h inicia-se a caminhada até o Monumento Deusas das Águas.
“Durante o trajeto, teremos apresentações dos grupos de tambozeiros, até o momento temos 17 grupos confirmados, tanto do Piauí como do Maranhão, teremos nosso povo cantando os pontos e, ao chegarmos no monumento, haverá a consagração das imagens de Oxum e Iemanjá, orixás das águas doce e salgada, respectivamente”, explica Pai Rondinele, um dos organizadores do evento.
Já no polo cerâmico haverá o Terecô Coletivo, onde os pais e mães de santos se revezam cantando pontos de Umbanda, Candomblé, Jurema, entre outros. No local, haverá tendas específicas voltadas para a cultura cigana e aos pretos velhos, entidades conhecidas da Umbanda.
“Teremos também o Festival de Tambozeiros, com premiação, teremos apresentação com o cantor e compositor Fernando de Iemanjá, e teremos a Mell Tenório encerrando nosso evento”, informa Mãe Ruthneia.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Governo do Piauí