
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que as denúncias de pacientes quanto à demora no atendimento e falta de estrutura do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Centro de Teresina, são problemas pontuais. Rafael Fonteles esteve na unidade hospitalar, nesta segunda-feira (18).
O Chefe do Executivo participou de uma solenidade de inauguração do novo Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares e do serviço de Hemodinâmica. Em entrevista ao Portal ClubeNews, disse que as condições do HGV melhoraram quando são comparados os dados entre 2022 e 2024.
“São episódios pontuais que ainda acontecem. O nosso objetivo é zerar esse tipo de situação. O fato é que se você olhar o número de cirurgias, a quantidade de procedimentos, houve um aumento superior a 50% nos últimos dois anos em relação a 2022”, afirmou.
No início do mês de novembro, uma paciente do HGV sofreu queimaduras após a explosão de um bisturi elétrico durante uma cirurgia. Além da situação, acompanhantes e pacientes relataram condições insalubres, como a falta de limpeza nos banheiros do hospital.
Em resposta, Rafael Fonteles disse que a perspectiva é de um cenário positivo com base nos investimentos aplicados ao longo dos últimos meses de mandato.
“Já melhorou muito. É claro que a gente nunca consegue a perfeição, porque sempre acontecem pontos de atenção em relação a algum procedimento específico. Às vezes, por exemplo, o médico determina que seja um determinado tipo de insumo e o HGV tem outro tipo, então, entra na discussão com o médico, que é a autoridade”, explicou.