Mais de 250 PMs são promovidos durante solenidade do Dia da Bandeira

O evento foi realizado no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), em Teresina e contou com a participação do governador Rafael Fonteles. 

Evento foi realizado na manhã desta terça-feira (19) (Foto: Governo do Piauí)

Durante a solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira, nesta terça-feira (19), 255 policiais militares, dentre oficiais e praças foram promovidos. O evento foi realizado no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), em Teresina e contou com a participação do governador Rafael Fonteles.

“É um dia para reverenciar toda a nossa tropa e um reconhecimento pelos seus serviços prestados. Afinal, é um compromisso nosso sempre valorizar a Polícia Militar do Piauí, formada por homens e mulheres que dedicam suas vidas a proteger as nossas vidas”, afirmou o governador.

O secretário da Segurança, Chico Lucas, pontuou que as promoções ocorrem pelos critérios de antiguidade, merecimento e mérito intelectual. “É um dia de reforçar e renovar os votos de dedicação. Este é o segundo momento do ano (o primeiro foi em 21 de abril, no Dia de Tiradentes) em que promovemos profissionais em reconhecimento ao trabalho árduo deles em proteção do povo piauiense”, destacou.

Durante a solenidade, civis e militares também foram homenageados com diplomas de Amigo da Polícia Militar e de Honra ao Mérito, reforçando a importância do elo entre a polícia e comunidade. O momento também contou com desfiles da tropa e incineração da bandeira antiga e hasteamento solene da bandeira nacional nova, como parte dos ritos tradicionais.

Evento foi realizado na manhã desta terça-feira (19) (Foto: Governo do Piauí)

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi estabelecido apenas quatro dias após a Proclamação da República, datada de 15 de novembro de 1889, por meio do decreto-lei nº 4, em reverência a este símbolo nacional tão significativo. Assim, celebrado especificamente em 19 de novembro, representa mais um elemento marcante na consolidação da identidade do Brasil.

Quando uma bandeira brasileira se torna desgastada, suja ou danificada, é crucial substituí-la prontamente por uma nova. A bandeira retirada deve ser entregue a uma unidade militar, responsável por realizar sua incineração no dia 19 de novembro. Este procedimento respeitoso preserva o valor simbólico do emblema nacional.

*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Governo do Piauí


∴ Compartilhar