Escolas particulares devem reajustar mensalidades entre 8% e 10% para o ano de 2025, aponta pesquisa

Esse aumento tem por base uma pesquisa realizada com 680 escolas particulares em todas as regiões do Brasil, conforme informações apresentadas pela TV Clube. 

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

As escolas particulares devem reajustar o valor das mensalidades entre 8% e 10% para o ano de 2025. Esse aumento tem por base uma pesquisa realizada com 680 escolas particulares em todas as regiões do Brasil, conforme informações apresentadas pela TV Clube.

A influenciadora digital Ana Jéssica tem dos filhos, Carlos Henrique e Ana Maria, ela explicou que a mensalidade dos filhos é prioridade no orçamento.

“A mensalidade da escola deles é algo que priorizamos, quando chegam as contas de casa é a primeira coisa a ser paga. Nós colocamos educação acima até para não virar uma bola de neve, mas é algo que pesa bastante, temos que nos desdobrar para dar conta”, explicou.

Conforme o Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Piauí (Sinpro), não é repassado aos trabalhadores do ensino privado.

“Infelizmente não é feito esse repasse, o que tem acontecido é que o sindicato das escolas privadas, seja básico ou superior, não tem negociado com os professores. Nós estamos há dois anos sem ter convenção coletiva ou reajuste. A política do dono de escola hoje é a educação como uma mercadoria, onde eles procuram visar o lucro e esquecem a valorização do trabalhador. Nós não somos valorizados, hoje estamos sem valorização e trabalhando excessivamente”, explicou o Secretário de Assuntos Sociais e Jurídicos do Sinpro/PI, Kleber Ibiapina.

Secretário de Assuntos Sociais e Jurídicos do Sinpro/PI, Kleber Ibiapina (Foto: TV Clube)

Segundo o sindicato, entre 2020 e 2024 as mensalidades das escolas particulares no Piauí, aumentaram 47%. Em contrapartida, o Sinpro, diz que o salário dos profissionais da educação sofreu um reajuste bem menor.

“A lei que regulamenta o reajuste da mensalidade tem que ter uma planilha apresentada e nós não temos acesso. Precisamos saber o impacto desse reajuste que é sempre acima da inflação. Nos últimos cinco anos as escolas aumentaram as mensalidades em 61,05%, a inflação foi de 25% acumulada de cinco anos. O nosso reajuste, do setor privado, foi de 22%, bem abaixo da inflação, teve um ano que nem tivemos esse reajuste”, acrescentou o secretário.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), é órgão mais procurado por pais e responsáveis que buscam orientações sobre o assunto. O Assessor técnico do Procon, Ricardo Alves, explica que as escolas devem apresentar as informações de forma clara.

“Devem ser apresentadas planilhas para comprovar aos pais que houve aumento nas despesas, por exemplo, com salários de professores, reformas, melhorias pedagógicas. Esse aumento de custo deve refletir exatamente o percentual que foi escolhido como reajuste”.

A respeito dos salários dos trabalhadores com aumentos inferiores aos reajustes da mensalidade escolar, a TV Clube entrou em contato com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino, mas não obteve retorno.

*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto 

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar