Carlienne Carpaso e Alysson Camurça
Com informações do PT2, TV Clube
Segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe), 4.658 crianças estão na lista de espera por uma vaga em creches no Piauí.
Somente em Teresina, capital piauiense, existem 171 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Desses, a maioria está voltado para crianças com mais de 4 anos. Porém, conforme o levantamento, a maior demanda são para crianças com um e dois anos.
Esses dados surgiram após a lei 14.685, sancionada em 2023, que obriga o poder público a divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica da rede de ensino, incluindo creches.
Em entrevista à TV Clube, a líder das iniciativas de educação infantil da Fundação Abrinq, Ana Claudia Medeiros, afirma que a creche funciona como uma rede de apoio para as mães que precisam trabalhar para ajudar no sustento da família.
“A creche atua como uma grande rede de apoio para essas famílias. Geralmente, é a mãe que vai atrás dessa vaga e fica na expectativa em função dela ter a condição de voltar para o mercado de trabalho e seguir com seus afazeres profissionais”, conta Ana Claudia.
Fernanda Bacelar, dona de casa, é uma das mães que precisou abdicar do trabalho para cuidar da filha devido à falta de creches na região do Grande Dirceu, local onde mora, na zona Sudeste de Teresina.
“Se for para pagar uma pessoa para cuidar da minha filha é um salário. Não tenho condições de pagar um salário. Ou trabalha ou cuida da criança; então, eu optei por estar cuidando da minha filha. Abri mão do trabalho para estar dentro de casa acompanhando ela, porque não tem creche”, afirma a mãe.
Conforme os moradores dos residenciais Orgulho do Piauí e Eduardo Costa, localizados na zona Sul de Teresina, a construção de uma CMEI já acontece há oito anos e passou por quatro empresas diferentes responsáveis pela obra. O valor da obra está estipulado em cerca de três milhões de reais.
“A gente quer que essa obra seja finaliza, que ela seja entregue, porque os dois bairros vão ser assistidos por essa creche. A gente precisa que ela seja entregue porque ela é de suma importância”, declarou a líder comunitária, Dyueline Sousa.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio de nota, informou que no mês de dezembro inaugurará quatro creches: Escola Municipal 15 de outubro – Prefeito Firmino Filho, Cmei Louvor e Vida, Cmei Primavera Leste e Cmei Bairro Eduardo Costa. A nota não cita a demora na conclusão da obra da CMEI citada na matéria.
Veja nota da Semec na íntegra.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que no próximo mês de dezembro, a Prefeitura Municipal de Teresina estará realizando a inauguração de quatro unidades de ensino. Desta forma, garantido a abertura de novas matrículas a partir do mês de Janeiro de 2025.
Escola Municipal 15 de Outubro – Prefeito Firmino Filho
Cmei Louvor e Vida
Cmei Primavera Leste
Cmei Bairro Eduardo Costa
Nessa segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação (Semec), deu prosseguimento ao período de renovação de matrículas I para o ano letivo de 2025. Desta vez, para alunos do Ensino Fundamental (3°, 5°, 6°, 7°, 8° e 9° ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o 1° semestre de 2025. O prazo se encerra na sexta-feira (29).
A renovação de matrículas I é destinada, exclusivamente, aos alunos já matriculados na rede pública municipal de ensino, ou seja, na própria unidade de ensino onde o estudante está atualmente matriculado.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar