
Funcionários de autoescolas e servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) foram presos suspeitos de participar de um esquema de fraude de venda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Piauí.
Dois estabelecimentos comerciais tiveram suas atividades econômicas suspensas e seis servidores públicos foram afastados de suas funções, além do sequestro de bens móveis.
A Operação Cribelo, da Superintendência de Operações Integradas (SOI), cumpriu, nesta quinta-feira (28), 25 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão.
Como funcionava o esquema?
A investigação revelou que a instrutora de uma autoescola orientava o aluno sobre como se comportar durante o exame para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em um áudio, divulgado pela Polícia Civil do Piauí, a instrutora afirma que o aluno deveria pagar um valor em dinheiro para ser aprovado e que repassaria uma parte da quantia aos examinadores do DETRAN-PI.
Um vídeo – que até o momento somente a polícia tem acesso – mostra o momento ao qual a examinadora do DETRAN recebe discretamente um papel de um despachante do setor de CNH, provando a troca de favores envolvendo o pagamento para aprovação no exame.
“Nas imagens, é possível identificar que o candidato estava com a mão esquerda marcada para ser reconhecido pelos examinadores. A investigação não deixa dúvidas de que ele pagou uma quantia em dinheiro para ser aprovado no exame”, explicou o delegado Roni Silveira.
Os presos, que devem responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa, foram encaminhados para a sede da Secretaria de Segurança Pública para os procedimentos cabíveis.
Confira nota do DETRAN-PI na íntegra
O Detran-PI ressalta que tem colaborado com as investigações no âmbito da Operação Cribelo, deflagrada pela SSP-PI, e que é um dos interessados no combate às práticas criminosas dentro dos processos de aquisição de CNH. Para isto, tem investido em tecnologia, para maximizar a transparência e segurança aos usuários.
A implementação da baliza eletrônica, por exemplo, que é o exame prático todo monitorado por câmeras, onde o aluno só inicia e finaliza o teste com biometria digital e facial, dele e do examinador, possibilitou maior transparência no processo de obtenção de CNH no Detran-PI. Iniciada no segundo semestre de 2023, a ferramenta auditável ajuda a coibir crimes, pois tudo é monitorado em tempo real.
Foi a partir da percepção de comportamentos incompatíveis no transcorrer de exames práticos, monitorados por esse sistema eletrônico, que o Detran acionou as forças de segurança pública e passou a colaborar para a investigação que culminou na Operação Cribelo.
O Detran ressalta que vem investindo na transformação digital do fluxo de processos, documentos e serviços, visando maior seguridade de dados de seus usuários e veículos, bem como a lisura de suas atividades, buscando resguardar os interesses do cidadão.
LEIA MAIS
Quadrilha usava pulseira para identificar beneficiários do esquema da CNH no Detran
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!