
A lei estadual que obriga a emissão do IMEI na nota fiscal entrou em vigor nesta segunda-feira (02). Agora, os estabelecimentos comerciais têm até 90 dias para poderem se adequar a emissão do registro digital dos aparelhos celulares.
Segundo a superintendente da Receita Estadual, Graça Moreira Ramos, o objetivo da lei é trazer mais segurança para população que adquire o aparelho, contribuindo também para inibir a prática de delitos como furto, roubos e comercialização ilegal dos referidos produtos.
“A aplicação dessa lei também serve como reforço para nossa fiscalização, visando coibir a concorrência desleal, uma vez que também vai averiguar quem está comercializando esses aparelhos sem o acompanhamento da devida nota fiscal”, afirma a superintendente.
Além disso, por meio do registro desse IMEI é mais garantia para o consumidor recuperar os aparelhos roubados ou furtados, uma vez que é um dos dados que a Polícia Civil utiliza para rastrear e devolver os aparelhos roubados no estado.
O coordenador da Central de Operações Estaduais (COE) Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) e auditor fiscal, Bruno Carvalho, destaca que a importância dos consumidores em exigir a emissão do número do IMEI na nota fiscal.
“Já você consumidor, exija o IMEI na sua nota fiscal, pois além de ser uma segurança de que está comprando o aparelho da forma correta, no futuro, este celular seja recuperado pela Secretaria Estadual de Segurança (SSP), caso ocorra um furto ou roubo do mesmo”, enfatiza o coordenador.
Penalidades
A Sefaz e a Secretária de Segurança ficaram a cargo da fiscalização e aplicação da lei. Em caso de infração, as lojas estão sujeitas a multa, apreensão do produto, suspensão temporária de atividade, cassação de licença do estabelecimento ou de atividade e interdição, total ou parcial, de estabelecimento, obra ou atividade.
Matérias Relacionadas
Projeto de Lei prevê obrigatoriedade da impressão do IMEI dos celulares nas notas fiscais
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
