6 de outubro de 2025

PF investiga fraudes em aposentadorias por idade e salário maternidade rural

Editora
Publicado em 03/12/2024 11:44

Compartilhe:

PF – Operação Scarface (foto: PF)

Atualizada às 12h. 

A Polícia Federal (PF) investiga fraudes nos benefícios de aposentadoria por idade rural e salário maternidade rural no Piauí na Operação Scarface, deflagrada nesta terça-feira (3). Foram apreendidos R$ 54 mil em espécie, três veículos, aparelhos eletrônicos e documentos

A concessão fraudulenta aconteceu com a falsificação e o uso de documentos públicos. A investigação já identificou 176 benefícios de aposentadoria por idade rural e salário maternidade rural com indícios de fraude.

“Requerimentos de benefícios eram instruídos com documentos falsos e direcionados indevidamente para servidores concessores do grupo criminoso, os quais concediam os benefícios mediante fraude”, disse a PF.

A equipe da PF cumpriu cinco mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Teresina(PI), Piripiri (PI) e Codó (MA). As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal da capital piauiense.

“A operação policial decorre de investigação desenvolvida no âmbito da Força Tarefa Previdenciária no Estado do Piauí, integrada pela Polícia Federal e pela Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP/MPS)”, explicou a PF.

A PF acrescenta que a “investigação teve origem a partir da análise do material apreendido na Operação Bússola (deflagrada em 2021), tendo sido identificada uma nova Organização Criminosa composta por um ex-servidor e quatro servidores do INSS”.

A partir da investigação policial, “a Justiça Federal determinou o bloqueio das contas dos investigados, a suspensão da função pública para os servidores públicos envolvidos e a imediata revisão administrativa dos 176 benefícios fraudados”.

A operação deflagrada nesta terça-feira (3) tem como nome “Scarface” em referência aos codinomes relacionados a personagens de filmes e usados pelos investigados.

C


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: