Carlienne Carpaso e Alysson Camurça
carliene@tvclube.com.br
As casas às margens da linha férrea situadas entre a Estação do Parque Ideal e a Estação do Renascença, na zona Sudeste de Teresina (PI), serão desapropriadas pelo Governo do Piauí.
A medida será necessária para ampliação do metrô de Teresina e está publicada em decreto no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (2).
Conforme o decreto Nº 23.454, o trecho inicial a ser desapropriado possui perímetro de 518,08 m e área de 2.235,58 m². Os imóveis estão dentro da faixa de domínio da ferrovia ou então bem próximos.
Segundo o diretor técnico da Secretaria de Estado de Transporte (SETRANS), Gustavo Aquino, as propriedades da área serão pagas por meio de depósitos judiciais e os moradores não se opuseram à desapropriação.
“A desapropriação vai ser feita num depósito judicial, financeiro. Então, eles (moradores) vão receber referente ao laudo de avaliação do imóvel. Essas famílias já foram visitadas pela equipe de assistência social da secretaria. Nós tivemos todo o cuidado de avisar a eles previamente, para ter uma reunião com todos. Não houve objeção alguma da parte dos moradores”, frisou o diretor.
O diretor explicou também que essas desapropriações fazem parte da primeira etapa da obra de ampliação do metrô e, futuramente, haverão mais desapropriações na zona Norte da cidade, incluindo os bairros Matinha e Mafuá.
AMPLIAÇÃO DO METRÔ
Esse processo de desapropriação é decorrente da ampliação do metrô de Teresina, anunciado pelo Governo do Estado em março de 2024. A obra estipula que as linhas existentes dupliquem de tamanho com as reformas finalizadas, conforme explica o diretor da SETRANS, Gustavo Aquino.
“Uma principal obra está sendo executada nessa primeira etapa, feita pela SETRANS, é a duplicação de toda a linha existente. Os 13,5 km de linha existente serão duplicados justamente para aumentar o atendimento à população”, disse Gustavo.
Atualmente, a linha férrea em Teresina liga a zona Sudeste ao Centro da cidade, passando pela Avenida Miguel Rosa.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar