
Malu Barreto e Pedro Pires
malubarreto@tvclube.com.br
Devotos de Santa Luzia, sanfoneiros e fãs de Luiz Gonzaga se reuniram nesta sexta-feira (13), em Teresina, para celebrar o dia da padroeira dos olhos e os 112 anos do nascimento do Rei do Baião, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Vermelha.
A celebração foi conduzida pelo padre Antônio Cruz, que está de se despendido da paróquia depois de 22 anos.
O evento organizado pelo grupo Colônia Gonzaguiana chegou a sua 15ª edição e já faz parte do calendário cultural da cidade, começou na Igreja São Benedito e nos últimos anos, é realizado na Igreja da Vermelha com as bênçãos do Padre Tóin.

O professor Wilson Seraine, integrante do grupo, afirmou que a religiosidade do nordestino é muito forte e por Gonzagão ter nascido no dia de Santa Luzia, a Colônia Gonzaguiana decidiu comemorar a data.

“É uma celebração cristã, mas também tem o intuito de relembrar o nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que é o maior nome da cultura do Brasil. Então aqui lembramos de Luiz Gonzaga e homenageamos essa santa tão querida pelos católicos”
Padre Toin afirmou que o forró, assim como a oração, faz parte da do seu ser. “Quando eu rezo, eu me elevo e sinto uma energia profunda, como corrente elétrica que passa em mim. E o forró também me dá essa energia, então se a música e a oração faz isso em mim, significa que se casam, porque a nossa fé encontra nossa cultura”.
Presente no encontro, o Maestro Ivan Silva diz que o forró representa a sua vida e que a missa de Santa Luzia e Luiz Gonzaga é um momento de alegria.
“O povo nordestino é um povo devoto e o dia de Santa Luzia que também é dia do nascimento do Rei do Baião, o criador do forró tem uma representatividade muito grande”.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
