O Plano Preventivo Estadual de Combate às Chuvas busca proteger vidas e reduzir danos durante o período chuvoso no Piauí, em especial nas áreas de risco quando há maior possibilidade de deslizamentos e enchentes.
A informação é do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), que atua em parceria com a Defesa Civil, Exército Brasileiro, Guarda Municipal e outros órgãos, na execução do plano.
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Veloso, ressalta que em casos de emergência a população deve acionar os bombeiros por meio do número 193.
“Estamos na linha de frente quando o assunto é resgate ou salvamento. Com este plano, queremos garantir um tempo de resposta satisfatório para a população que necessitar de socorro”, disse o coronel.
SALA DE CRISE
Werton Costa, coordenador estadual da Defesa Civil, acrescenta que plano também conta com a parceria da Associação de Radioamadores, que auxiliará nas comunicações emergenciais e no monitoramento das áreas de maior vulnerabilidade por meio de uma “Sala de Crise”.
A “Sala de Crise” é um ambiente em que os representantes dos órgãos irão se reunir para analisar os dados e estudar estratégias para alocar recursos e equipes com mais precisão.
CAMPANHAS EDUCATIVAS
O Corpo de Bombeiro destaca que o plano possui “campanhas educativas em rádios e redes sociais, alertando sobre os perigos de transitar por vias inundadas e as consequências de negligenciar alertas climáticos”.
“Reuniões mensais com órgãos parceiros e ações de conscientização em comunidades localizadas em áreas de risco também fazem parte da estratégia”, cita.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Governo do Piauí