Pedro Pires*
pedropires@tvclube.com.br
O presépio é um dos elementos mais importantes do Natal. A tradição começou em 1223, com São Francisco de Assis, que montou um presépio em uma gruta na Itália. No mês de dezembro é possível encontrar representações em diferentes locais do Brasil.
Cada elemento que forma o presépio tem um significado distinto. Os pastores representam a humildade; os reis magos lembram o reconhecimento de Jesus como Salvador; os presentes (ouro, incenso e mirra) representam realeza, divindade e eternidade.
Segundo o Padre Antônio Cruz, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, o presépio traduz a simplicidade e a reflexão sobre o Natal.
“São Francisco quando esteve na Terra Santa entendeu que o povo havia se afastado do Senhor. Como a maioria das pessoas eram analfabetas, não conheciam a palavra, ele quis expressar isso em forma plástica. Aqui se condensa tudo aquilo que Deus quer para a humanidade. As pessoas que não conheciam, resolveram conhecer, os pastores foram ver o seu Rei”, explicou.
Em Teresina (PI), na zona Leste da capital piauiense, os trabalhadores de um condomínio montaram um presépio construído com materiais encontrados no próprio local. Já as imagens foram compradas no Polo Cerâmico do Poty Velho. Conforme a dona de casa Glenda Soares, moradora do condomínio, o presépio se tornou um local muito visitado.
“Aqui vira um ponto turístico para os moradores; à noite todos vêm tirar fotos. Um grupo reza o terço. As pessoas que vêm visitar o condomínio também ficam encantadas; temos uma iluminação que torna tudo muito especial”, explicou.
*Estagiário sob a supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar