Arquidiocese de Teresina inicia celebração do Jubileu de 2025; veja programação

O jubileu vai durar todo o ano de 2025, com eventos, encontros e iniciativas de reconciliação

Catedral de Teresina (Foto: Pedro Pires)

A celebração da véspera do Natal no Vaticano, comemorado na terça-feira (24), marcou a abertura do ano do Jubileu da Igreja Católica. A festa foi instituída em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII e acontece a cada 25 anos. Assim, conforme a festividade, 2025 será conhecido como Ano Santo.

Segundo a tradição, a partir de agora, quem passar pela Porta Santa da Basílica de São Pedro e por outras portas de mais três basílicas de Roma, pode obter a indulgência plenária, que é o perdão de todos os pecados.

O jubileu vai durar todo o ano de 2025, com eventos, encontros e iniciativas de reconciliação. Segundo o arcebispo metropolitano de Teresina (PI), Dom Juarez Marques, a solenidade de abertura oficial acontece neste domingo (29).

“Aqui em Teresina e em todas as dioceses do mundo será aberto o jubileu no dia 29, que é a festa da Sagrada Família. Nós vamos nos encontrar às 17h na Igreja de São Benedito e sair em procissão, caminhando, até a Igreja Catedral para celebrar a Santa Missa de abertura do Jubileu”, disse.

O último Jubileu celebrado pela Igreja aconteceu no ano 2000, com o Papa João Paulo II. Segundo Dom Juarez, ao final da celebração em Teresina, será entregue uma réplica da Cruz do Ano Jubilar aos vigários forâneos, para que seja levada a cada uma das unidades pastorais.

“O Papa nos convida a celebrar o jubileu da esperança, que é tão necessária neste tempo. Baseado na carta de São Paulo aos Romanos, capítulo cinco e versículo cinco, a esperança não decepciona. A nossa esperança é Cristo Jesus. Não brota de nós mesmos, mas de nossa fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos convida a sermos peregrinos da esperança”, concluiu Dom Juarez.

Confira a programação do Jubileu em Teresina:

17h – Concentração na Igreja São Benedito;

17h15 – Oração inicial do Ano Jubilar;

17h30 – Rito de Abertura e saída em peregrinação com a réplica da Santa Cruz dos Milagres até a Catedral de Nossa Senhora das Dores;

18h – Início da Santa Missa na Catedral Metropolitana.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Com informações do Jornal Nacional


∴ Compartilhar